Estudantes de Relações Públicas ganham destaque na RP Week

Quatro alunas do curso foram premiadas no Prêmio Universitário da Abarje realizado durante o evento

20/07/2017 16h27 - Atualizado em 20/07/2017 às 16h27
A equipe é formada por Ruana Lins, Nathália Firmino, Lahany Luellen, Anayse Melo (Da esquerda para direita)

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Participar de eventos voltados para universitários é a melhor forma de colocar em prática os conteúdos aprendidos diariamente durante a graduação. Foi o que motivou um grupo composto por quatro estudantes e recém-egressas do curso de Relações Públicas (RP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que recebeu no último sábado (15) o Prêmio Universitário Abarje (Pua) realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Abarje) voltado para participantes da RP Week 2017. Composta por Nathalia Firmino do 6° Período, Anayse Melo do 8º, Ruana Lins e Lahany Luellen que são egressas, a equipe foi a 3º melhor colocada na premiação.

O desafio proposto para concorrer ao prêmio consistia em desenvolver em dois dias um projeto com o tema: Como aproximar o mercado da Universidade para conectar conceito e prática e formar alunos mais preparados para a atuação no mercado?. Conforme explicado pelo grupo, o projeto apresentado, que foi nominado de Creare, foi divido em três eixos: O primeiro abrangeu os estudantes,  “que muitas vezes entram no curso de RP e só sabe o clichê, mas não sabem realmente como o profissional pode afetar a vida de uma empresa, sua estrutura organizacional, a comunicação interna, ou seja, o que exatamente significa Relações Públicas na prática”, e por isso a proposta  seria organizar um bate-papo com os estudantes do curso, trazendo pessoas que são atuantes na área.

O segundo eixo proposto foi acerca dos professores que acabam trabalhando com conteúdos muito teóricos e pouco atrativos, e então a ideia seria criar um encontro para os professores de comunicação do estado, trazendo as principais queixas dos estudantes, e também professores de outros estados que ainda atuam no mercado, para conversar sobre as diferenças que os professores podem fazer na vida dos estudantes. E por fim, o terceiro eixo foi voltado para as microempresas, partindo da hipótese de que “os Microempreendedores Individuais (MEI) e até grandes empresas não tem uma gestão de comunicação porque não acreditam que isso possa trazer resultados, então a proposta foi promover um encontro, através de um evento, entre grandes empresários e os MEI, contando as experiências de como uma boa comunicação pode trazer resultados positivos”.

Após a seleção e apresentação do projeto, o grupo recebeu com surpresa a notícia de que estavam entre os três projetos selecionados. “Eu queria muito participar da seleção pela experiência, para que nosso projeto fosse analisado e ter um feedback de profissionais, mas não esperava que fossemos para a final. E quando vi que fomos selecionadas fiquei muito feliz, pois foram 14 equipes inscritas e ficamos em 3º lugar”, contou Nathalia Firmino.

O grupo ressaltou a importância de participar não só da premiação, mas de todo o evento. Para Ruana Lins, que já foi premiada anteriormente com outro projeto pela Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação 2016 (Expocom), “participar da RP Week é sempre uma emoção, pois você sai da sua zona de conforto, conhece pessoas de vários lugares do Brasil, tem várias ideias, além de aprender muito”. Lahany Luellen também compartilha desse mesmo sentimento, “Foi a primeira vez que participei da RP Week, e o que aprendi durante o evento é transformador! Compartilhar experiências com tantas outras pessoas que estão envolvidas por uma mesma causa nos motiva a querer mais”, declarou.

As estudantes ressaltaram que não pretendem parar o projeto após a premiação, de acordo com elas, a principal vontade da equipe é acelerar o mercado de Relações Públicas em Alagoas, pois colocar o projeto em prática beneficiaria não só os estudantes, mas também mudaria os olhares das pessoas que conhecem pouco a área, inclusive os ingressantes do curso, trazendo assim novos horizontes. “Com a premiação a gente pôde ver que Alagoas pode ter bons Relações Públicas e que podem dar bons resultados, só é preciso ter força de vontade e querer”, enfatizou Anayse Melo.

Além do troféu, a equipe foi premiada com certificado de participação, uma coletânea de livros, premiação em dinheiro e um curso livre da Aberje para cada componente.

O evento

A RP Week é um evento que acontece anualmente na cidade de São Paulo, e foi desenvolvido há quatro anos pelo coletivo Todo mundo precisa de um RP, formado por cinco profissionais atuantes na área, que tem como objetivo principal mudar a realidade do mercado de Relações Públicas no Brasil. Considerada a maior semana de Relações Públicas do país, sua 4º edição trouxe como tema “Habilidades que transformam”, com o intuito de reunir profissionais e estudantes de Comunicação ou áreas afins, apresentando conteúdos modernos, workshops, visita a agências e empresas, mesas redondas e palestras.