Estudantes de Comunicação conquistam recorde de aprovações no Intercom

Evento em Fortaleza reúne comunicólogos da região nordeste

14/06/2017 10h51 - Atualizado em 14/06/2017 às 16h10
Arte de divulgação

Eduardo Lira - estudante de Relações Públicas

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentarão 42 trabalhos acadêmicos durante a 19ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste (Intercom). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudo Interdisciplinar de Comunicação e considerado o maior da área na região, acontece entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no Cento Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza.

Este ano, os alunos chegarão ao Intercom quebrando recordes de edições anteriores: o engajamento crescente dos alunos na produção acadêmica resultou em 42 trabalhos aprovados, dos quais 30 são artigos e outros 12 são pesquisas experimentais. Durante a conferência no Ceará, os acadêmicos se juntarão a congressistas de diversas instituições públicas e particulares de ensino superior do país para participar de palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e lançamentos de produtos científicos, como jornais, livros e revistas.

Entre os estudantes com trabalhos aprovados no congresso está a aluna de Jornalismo Beatriz Alexandrino, que apresentará artigo sobre pichação como instrumento de comunicação, arte e estética em evolução. Segundo a estudante, participar do Intercom pode ampliar a carga ideológica no debate sobre mídia, principalmente em funções sociais. “Gosto de enxergar as facetas da Comunicação enquanto agente ativo na sociedade. Essa ampliação ideológica acontece justamente nesses ambientes de debate e troca de conhecimentos. Ali, a gente percebe que a Comunicação está em tudo: no jornal, na propaganda, nos muros da cidade”, afirma.

Para ela, o recorde de trabalhos aprovados no Intercom conquistado pelos alunos de Jornalismo e Relações Públicas é um indicativo positivo, “porque mostra que apesar das dificuldades que alguns meios de comunicação vêm passando, os alunos estão dispostos a continuar essa jornada em busca de avanços. Os trabalhos aprovados são reflexo do acreditar, e a Comunicação pode ser um agente transformador”, comemora.

Para a estudante de jornalismo Lívia Enders, veterana em participações no evento, a troca de experiências entre os participantes é um dos incentivos para ir ao congresso. “O contato com profissionais de outras universidades e com outros estudantes nos abre um leque de aprendizado muito grande. Participar com apresentação de trabalho é ainda melhor, porque além de contribuir para o currículo lattes, contribui também para que a gente possa conhecer as pesquisas de outros estudantes”, afirma.

Nesta edição, ela apresentará artigo com a professora e orientadora, Magnólia Rejane, um estudo literário sobre o trabalho do jornalista alagoano Audálio Dantas. “Ele tem obras importantes para o jornalismo literário, como testemunha da história recente do país. A pesquisa foi feita do ponto de vista dele não só como jornalista, mas como escritor premiado e líder sindical”, explica.

Segundo ela, o recorde é um avanço que merece reconhecimento como fruto da mobilização dos alunos em torno de seus professores. “Fico contente de ver que estamos avançando, mas ao mesmo tempo não podemos entrar na zona de conforto. Devemos continuar na zona de desconforto para que haja mais trabalhos científicos e mais aprovações”, conclui.