Seminário do Instituto de Matemática debate áreas de pesquisa da unidade

Evento acontece de 17 a 19 deste mês no Campus A. C. Simões

15/05/2017 16h08 - Atualizado em 15/05/2017 às 16h08

Diana Monteiro - jornalista

Geometria diferencial, topologia algébrica, análise, álgebra, sistemas dinâmicos e computação gráfica, são as áreas de pesquisa que pautarão o evento denominado de Workshop MaREs –Matematical Research Seminar, promovido pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas de quarta (17) a sexta-feira (19), no Campus A. C. Simões.

O seminário tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação das áreas das ciências exatas da Ufal e focará o debate no incentivo à pesquisa em matemática nas áreas em desenvolvimento da unidade acadêmica. Segundo os organizadores, os palestrantes são professores veteranos e novatos do IM e para participar do evento não é necessário fazer inscrição. O seminário transcorrerá durante os dois horários no Instituto de Matemática.

Conceito 4

Com mais de 30 anos de funcionamento o Instituto de Matemática da Ufal formou cerca de 250 licenciados e bacharéis e conta com um corpo docente qualificado, dotado de doutores e mestres atuantes na computação gráfica, análise, geometria algébrica, percolação, geometria diferencial, sistemas dinâmicos e topologia. O curso de graduação recebeu conceito "A" em todas as edições do antigo Provão e conceito 4 no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O Programa de Pós-graduação em Matemática em desenvolvimento objetiva ampliar e aprofundar os conhecimentos das Ciências Matemáticas dos cursos de graduação, formar profissionais para o magistério em Matemática, bem como habilitá-los a exercer atividades que requeiram aplicação da Matemática a problemas técnicos ou científicos.