Estudantes de Geografia realizam trabalho de campo no Semiárido

Iniciativa busca estreitar o saber acadêmico do saber popular

25/05/2017 15h40 - Atualizado em 02/06/2017 às 17h32
Alunos foram ao assentamento Maria Bonita, em Delmiro Gouveia, e ao Banco Comunitário de Sementes, em Piranhas

Letícia Sant’Ana - estagiária de jornalismo

Estudantes do curso de Geografia do Campus Sertão realizaram um trabalho de campo nos dias 20 e 21 de maio no Semiárido Alagoano. A iniciativa, coordenada por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), busca estreitar o saber acadêmico do saber popular.

A visita teve início no último sábado, com a ida dos alunos ao assentamento Maria Bonita, em Delmiro Gouveia, e ao Banco Comunitário de Sementes, em Piranhas. Durante a tarde, foi realizada uma visita à Associação de Produtores de Abacaxi, em Arapiraca. No dia seguinte, o trabalho de campo foi desenvolvido na Comunidade Quilombola do Muquém e no Centro Histórico, ambos em União dos Palmares.

A atividade faz parte do trabalho de campo das disciplinas Organização Espacial do Semiárido de Alagoas, ministrada pelo professor Lucas Gama Lima, e Geografia Regional, Organização e Gestão do Território, ministrada pelo professor  Paul Clívilan Santos Firmino. “O objetivo foi realizar uma leitura espacial da Mesorregiões de Alagoas (Sertão, Agreste e Zona da Mata Alagoana), a partir do uso dos territórios pelos seus diferentes sujeitos, identificando as contradições e os conflitos no tempo pretérito e na contemporaneidade”, afirma Lucas Gama.

O trabalho de campo contou com a participação de 43 estudantes do 7º e 8º períodos do Curso de Geografia do Campus Sertão. “Alguns relataram terem ingressado pela primeira vez em um assentamento de Reforma Agrária, desconstruindo seus preconceitos”, finaliza Gama.