Estudantes da Ufal elegem delegados da UNE

Processo define representação da entidade pelos próximos dois anos

17/05/2017 17h25 - Atualizado em 17/05/2017 às 17h32

Letícia Sant’Ana - estudante de jornalismo

Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) elegem hoje (17) e amanhã (18) os delegados da União Nacional dos Estudantes (UNE). Este processo acontece em todas as universidades do país e define a representação e o futuro da entidade pelos próximos dois anos.

Cada universidade tem a quantidade de delegados determinada pelo número de alunos. A cada mil estudantes, um delegado é eleito para representá-los no Congresso da Une (Conune), fórum do movimento estudantil que reúne mais de 10 mil estudantes para debater sobre educação.

Foram três dias de distribuição de chapa e três dias de campanha até o processo eleitoral. São quatro chapas, no total, que se organizam de diferentes formas. “A UNE funciona como o Congresso Nacional. Lá, existem deputados que concordam com o governo e outros que discordam. Eu faço oposição à atual direção majoritária da entidade. Nossa política é desenvolvida desta forma, através do processo eleitoral”, explica o diretor de políticas educacionais da UNE, Raphael Almeida.

A Chapa 1 é do campo majoritário, do grupo que dirige a UNE atualmente. A Chapa 2 representa o grupo da oposição de esquerda, setor dentro da União. Chapa 3 é do Campo Popular, que também faz oposição. E a Chapa 4 é de um setor que saiu da entidade e está retornando depois de nove anos.

Nós avaliamos que no processo em que vivemos atualmente, de destruição da democracia, é importante fortalecer as entidades democráticas. O fórum estudantil é fundamental para a manutenção da democracia brasileira. Nesse sentido, oferecemos o espaço em época de campanha para as chapas apresentarem suas propostas e os estudantes votarem naquelas que melhor os representam”, finaliza Almeida.

O 55º Conune será realizado de 14 a 18 de junho de 2017 em local ainda a ser definido.