Estudantes da Ufal realizam mutirão para reestruturar conjunto em Rio Largo

Atividade pedagógica envolveu os cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental

18/04/2017 10h42 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
O canteiro central do conjunto Jarbas Oiticica recebeu mudas de árvores

Redação Ascom

Um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, em parceria com alunos de Engenharia Ambiental, estiveram em uma atividade pedagógica e ajudaram a realizar alguns sonhos de moradores do Residencial Jarbas Oiticica, em Rio Largo.

O mutirão serviu de apoio à comunidade no embelezamento da entrada do conjunto, com a construção e instalação de placa de boas-vindas ao residencial, pintura de identificação das quadras e placa de sinalização dos pontos de ônibus. No canteiro central foi realizado o plantio de árvores e instalação de bancos e pintura. Todas as ações foram definidas pela comunidade.

Segundo a professora Débora Cavalcanti, orientadora da atividade pedagógica, o mutirão faz parte da Vivência Oasis Rio Largo, uma parceria com Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), realizado dentro da estratégia Desenvolvimento Integrado e Sustentável dos Territórios (Dist), apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

“Os alunos continuarão apoiando aquela comunidade, aprendendo com eles e levando técnicas e conhecimento através de novos projetos e ideias no decorrer deste semestre e dos próximos semestres, tendo em vista que a estratégia Dist ocorrerá na área nos próximos três anos” comenta a professora.

O Residencial Jarbas Oiticica abriga 3,3 mil famílias, sem qualquer equipamento público, localizado a 30 km do centro de Maceió. A ação está ligada às novas propostas de projeto pedagógico dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, e visa aproximar cada vez mais o conhecimento científico das necessidades da população, reforçando a relevância social das profissões envolvidas.