Portal da Ufal passa a publicar textos de estudantes de Jornalismo da instituição

Serão aceitas apenas reportagens sobre ações realizadas por servidores e alunos da Universidade

07/03/2017 08h00 - Atualizado em 24/03/2017 às 15h33
Confira o regulamento e aproveite o espaço para publicação

Thâmara Gonzaga – jornalista

Os estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas contam agora com um importante espaço para publicação dos textos produzidos durante a graduação: o portal da Ufal.

Os futuros profissionais de Comunicação precisam ficar só um pouco atentos, pois não pode ser qualquer tipo de produção. Apenas textos do gênero reportagem, sobre projetos de ensino, pesquisa ou extensão, que envolvam docentes, servidores e estudantes da Universidade serão aceitos para publicar.

Achou difícil? Restritivo demais? Desanima, não. Com certeza, você ou algum colega seu deve conhecer alguém da Ufal envolvido com algo que pode render uma história bem legal. Sem esquecer que sair visitando as unidades, os cursos e conversar com possíveis fontes já é um  aprendizado de apuração e produção de pauta, não é mesmo?!

E o bom é que os matriculados a partir do 2º semestre já podem enviar suas reportagens. Os textos prontos deverão ser enviados para o e-mail ascomufal@gmail.com, com o assunto “estudante de jornalismo e o título da reportagem”.

A iniciativa de aceitar os textos dos graduandos foi uma decisão conjunta da equipe de jornalistas da Ascom Ufal. “Muitos estudantes já nos procuravam para solicitar publicação, sobretudo, diante da oportunidade de se inscrever em prêmios da área. Por isso, resolvemos ampliar esse espaço formalmente para estimular a prática profissional e contribuir para a formação deles”, explica Jacqueline Freire, assistente administrativa e jornalista colaborada da Assessoria.

A jornalista Lenilda Luna, integrante da Comunicação da Universidade, também reforça a importância de se publicar no Portal. “Eles vão conquistar uma grande visibilidade para o trabalho deles. A página da Ufal é consultada por todas as redações de Alagoas, impresso, TV, rádio e site. É uma fonte de consulta para jornalistas de todo o Brasil”, ressalta.

São muitos os motivos para os futuros profissionais do jornalismo publicarem no portal da Ufal. Para auxiliar os estudantes, a equipe da Ascom montou um regulamento para esclarecer dúvidas sobre os textos que serão aceitos. Confira no anexo, é bem tranquilo de ler. Em caso de dúvida, o telefone de contato da Ascom é 3214-1052.

Parceria com o curso de Jornalismo

Ainda durante a fase da elaboração do regulamento, a professora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes e coordenadora da Ascom, Mércia Pimentel, reuniu-se com os docentes do curso de Jornalismo em reunião de colegiado. “Apresentamos a proposta e eles consideraram como mais um importante espaço para publicação dos estudantes”, afirma.

Ainda de acordo com a coordenadora, “a iniciativa é importante, porque não só valoriza o texto do estudante como também estimula a produção de reportagens de cunho científico”.

A visibilidade, o processo de aprendizagem e a disseminação do saber também são pontos ressaltados por Mércia Pimentel. “Os alunos terão a oportunidade de ver seus textos publicados no portal da Ufal e reproduzidos nas mídias sociais da Universidade, o que em si já garante popularização do conhecimento em linguagem clara e acessível, um dos princípios da comunicação pública”, argumenta.

Em relação ao fato de as reportagens serem apenas sobre assuntos envolvendo servidores e estudantes da Ufal, a coordenadora esclarece que é necessário por ser um site institucional público. “Não podemos fazer 'propaganda' gratuita de pessoas que não têm relação com a Ufal”, destaca. “Mas na nossa Universidade há muitas histórias, muitos projetos e personagens que, certamente, irão render excelentes reportagens”, conclui.