Colhendo bons frutos participa de encontro do Santander Universidade Solidária

Evento foi realizado em São Paulo, participaram coordenadores, alunos e representantes das comunidades beneficiadas

29/03/2017 17h07 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Equipe se apresentado no Encontro Universidade Solidária

Redação Ascom

O projeto “Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia”, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, participou do “II Encontro de Coordenação dos Projetos do 18º Prêmio Santander Universidade Solidária” que ocorreu nos dias 21 e 22 de março. Coordenado pela professora Maria Alice Araujo Oliveira, o projeto envolveu sete equipes dos oito projetos contemplados com o referido prêmio, sendo que cada uma era composta pelos coordenadores, alunos e representantes das comunidades beneficiadas.

Além da professora coordenadora, participaram do evento a aluna Anny Kariny Pereira Pedrosa e a agricultora Maria Lucilene dos Santos, presidente da Associação de Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (APROAGRO) do Assentamento Zumbi dos Palmares, município de Branquinha, Alagoas.

O projeto “Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia” têm como objetivos promover a alimentação saudável na comunidade universitária e contribuir para a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares da feira de orgânicos da Ufal. Durante o primeiro ano de execução do projeto foram realizados cursos de agroecologia, introdução ao Cooperativismo, Politicas Públicas de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia para jovens agricultores de assentamentos; padronização das receitas, elaboração dos produtos e cálculo para informações nutricionais de doces produzidos pelas agricultoras da Feira Orgânica da Universidade; compra de equipamentos de irrigação e apicultura; atividades educativas com os consumidores da feira; realização de dois eventos (Comemoração do dia mundial do meio ambiente/semana do alimento orgânico e Comemoração do dia mundial da alimentação).

Estão envolvidos na equipe do projeto professores do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Nutrição, da Faculdade de Serviço Social e do Ceca, alunos bolsistas (Proccaext e Pibic) e voluntários dos cursos de nutrição, enfermagem, agroecologia e comunicação além de contar com a parceria do Instituto Mundo Unido.

No momento está sendo realizado o diagnóstico “Saúde, Nutrição e Condições Socioeconômicas dos Agricultores do Assentamento Zumbi dos Palmares, Branquinha-AL”. Para 2017 também estão previstas atividades relacionadas ao acesso à água, organização do processo produtivo e introdução da apicultura como alternativa de renda para os agricultores da feira.

O evento do Santander foi realizado no Hotel Estância Atibainha, em Nazaré Paulista, São Paulo; com o objetivo de promover a troca de experiências entre os projetos e fortalecer laços de cooperação entre os participantes. Foram realizados debates com os grupos sobre as metas para o cronograma anual e, assim, realinharam-se as ações de acordo com as expectativas dos parceiros, objetivos e metas pactuados nos projetos.