Estudantes indígenas e quilombolas poderão se inscrever para Bolsa Permanência

Período de inscrição começa no dia 1º de março

08/02/2017 09h56 - Atualizado em 08/02/2017 às 11h04

Manuella Soares - jornalista

O Programa Bolsa Permanência (PBP) vai abrir inscrições para estudantes, exclusivamente da demanda étnica, matriculados nas instituições federais de ensino superior. De acordo com o cronograma do MEC, para o primeiro semestre, os alunos indígenas e quilombolas devem se inscrever de 1º de março até 28 de abril, por meio do site do Programa.

Já para o segundo semestre, o período inicia em 1º de agosto e termina no dia 29 de setembro. É preciso anexar o termo de compromisso e concluir a inscrição até que possua o status de “cadastro finalizado”.

Os estudantes devem reunir a documentação exigida no último edital para bolsa da Gerência de Assistência Estudantil da Proest (GAE), disponível aqui, e os documentos comprobatórios de etnia, conforme descrito no manual do PBP.

Após esse processo, é preciso agendar uma entrevista com a equipe de Serviço Social, na GAE, localizada no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, ou no Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE), nos demais campi e Unidades Educacionais. Depois de concluída a avaliação socioeconômica dos candidatos, é só aguardar a homologação do processo no sistema. Os estudantes serão notificados pelo e-mail informado na inscrição.

Para outras informações, basta acessar o site do Programa de Bolsa Permanência ou entrar em contato com a Proest pelo telefone 3214-1081.

Sobre o Programa

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação. No caso de estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a, pelo menos, o dobro da bolsa paga aos demais alunos, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.