Abertas as inscrições para Programa de Mobilidade Acadêmica

Candidatos devem enviar documentação e plano de estudos por e-mail até 10 de fevereiro

03/02/2017 11h01 - Atualizado em 03/02/2017 às 11h05
Candidatos devem enviar a documentação até 10 de fevereiro

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Interessados em participar do Programa Andifes/Santander de Mobilidade Acadêmica podem se inscrever até 10 de fevereiro e concorrer a uma das cinco bolsas disponibilizadas para os alunos da Ufal. O Programa se destina a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

O programa deve possibilitar aos alunos de graduação cursar disciplinas em outra Instituição Federal de Ensino Superior durante um semestre letivo, com bolsa de R$ 3 mil, paga em cinco parcelas de R$ 600 durante o semestre de participação no programa. O pagamento auxilia em custeios pessoais e é repassado pela Andifes, ao aluno, até o 5º dia útil de cada mês.

Seleção

Para participar, o candidato deve enviar e-mail com a seguinte documentação: cópia de RG e CPF; histórico analítico escolar de graduação atualizado e autenticado; comprovante de matrícula; formulário de inscrição; plano de estudos e demais documentos solicitados pela instituição escolhida. Mas atenção, o plano de estudos deve ser elaborado com auxílio do coordenador do curso, que indicará as disciplinas equivalentes ou não às ofertadas pelo curso de origem do candidato.

Os candidatos de maior nota passarão por entrevista e redação após uma pré-seleção, onde a Pró-reitoria de Graduação selecionará apenas um aluno de cada curso, de acordo com análise do coeficiente de rendimento acumulado.

A lista com as inscrições homologadas deve ser divulgada em 14 de fevereiro. Já as entrevistas e a redação devem acontecer entre os dias 15 e 16. O resultado final será publicado já no dia 28 desse mês.

Saiba mais no site ou no edital