Programa de Pós-graduação realiza simpósio de Química e Biotecnologia

Em sua terceira edição, o evento comemorou os 25 anos do PPGQB na Ufal

05/12/2017 09h00 - Atualizado em 01/12/2017 às 13h42
A mesa de abertura foi composta pela reitora Valéria Correia, os coordenadora do evento e do PPGQB e a diretora do IQB. Foto: cortesia do evento.

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

O Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Ufal (PPGQB) em parceria com a Sociedade Brasileira de Química Regional Alagoas (SBQ) realizou, entre os dias 7 e 10 de novembro, o terceiro Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia. Em sua terceira edição, o evento comemorou os 25 anos do Programa na Universidade Federal de Alagoas.

Dentre as atividades propostas houve quatro minicursos, uma mesa-redonda, apresentações de pôsteres, uma conferência e dez palestras, abordando temas relacionados ao cenário atual das pesquisas no Brasil e subtemas relacionados a área de estudo. Foram realizadas ainda seis sessões coordenadas, com apresentações orais de 19 trabalhos e 90 painéis de alunos de pós-graduação.

Este ano, o simpósio reuniu cerca de 260 participantes. De acordo com a organização, “ao longo das edições o evento tem provocado momentos de reflexão e promovido a união de vários Programas de Pós-graduação do Nordeste”.

Premiações

Em sua segunda edição, o Prêmio Roberto Alves de Lima foi concedido à professora Lúcia Maria Conserva, professora do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal (IQB).

O Prêmio PPGQB 25 Anos, contemplou o professor Edson de Sousa Bento, o doutorando Cristian Giertyas, ambos do IQB, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A primeira edição dos prêmios Melhor Tese e Melhor Dissertação do PPGQB, premiou a doutora em Físico-química, Ana Júlia Cavalcante da Silva, com a tese orientada pela professora Ana Santos Ribeiro; e a mestre em Química e Biotecnologia, Marina de Magalhães Silva, com a dissertação orientada pelos professores Ísis Figueiredo e Josué Carinhanha.