Abertas inscrições para curso preparatório para graduação em Música

Serão 70 vagas divididas em duas turmas; uma no Espaço Cultural e outro no Campus A.C. Simões

07/12/2017 09h00 - Atualizado em 06/12/2017 às 12h02

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

A licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para quem tem interesse em fazer essa graduação. Trata-se de um preparatório para o teste específico, que é realizado a cada ano com os candidatos ao curso da Ufal. É gratuito e não há limite de idade, mas a linguagem adotada no curso é direcionada ao público adolescente-adulto que quer estudar música.

É um curso de extensão concentrado no estudo da teoria da música e da percepção musical. Serão duas turmas, uma no Espaço Cultural, com 30 vagas, e outra no Campus A.C. Simões, 40 vagas. “Não incluímos estudos práticos de instrumentos musicais ou canto. O curso partirá do estudo dos elementos básicos e percorrerá todo o conteúdo necessário para realização, para quem tiver interesse, do teste específico de música para ingresso na graduação em Música da Ufal. Vai funcionar com subsídio intelectual e de percepção auditiva e motora”, explicou professor Flávio Ferreira.

De acordo com Ferreira, na programação do curso serão abordados os seguintes tópicos: notação musical; compasso, métrica e ritmo; leitura musical nas claves de Sol, Fá e Dó; escalas cromáticas, maiores e menores; acordes maiores e menores; tonalidade; princípios de harmonia; modos e percepção musical.

Se você tem interesse de participar, entre no sistema acadêmico [Sigaa] e faça sua inscrição. Os links estão logo abaixo. A turma do Espaço Cultural será às segundas-feiras, das 19h às 21h. A primeira aula será no dia 11 de dezembro e a segunda, 18 de dezembro. Depois disso, haverá recesso do Natal e Ano Novo e retornará dia 8 de janeiro de 2018 Essa turma tem 40 vagas. Clique aqui e se inscreva.

A turma do Campus A.C. Simões será às sextas-feiras, das 9h às 11h, no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca). A primeira aula será no dia 15 de dezembro e a segunda, dia 22. Após o recesso natalino e de Ano Novo, as atividades voltam dia 5 de janeiro. Basta clicar aqui e se inscrever.