Paespe inicia atividades de nivelamento para o Enem de 2018

Programa atende mais de cem alunos atualmente e oferece ampla variedade de cursos

03/11/2017 14h41 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Atividade de nivelamento para o Enem 2018

Atividade de nivelamento para o Enem 2018

Ascom Ufal 

Na última quarta-feira (1°), a coordenação do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) recebeu os alunos da turma 2018. Foram selecionados 108 alunos dos 138 candidatos que realizaram o exame de seleção. 

Esses alunos estão realizando atividades e passando por um nivelamento, ou seja, uma espécie de reforço que se estende até o dia 16 de dezembro. A partir de janeiro, começam a ver todo o conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A engenheira civil Geiza Correia, que em 2005 foi aluna do Paespe e atualmente é a coordenadora adjunta do programa, conversou com os estudantes sobre as atividades que desenvolverão ao longo do ano 2018. Na oportunidade, o idealizador do programa, Roberaldo Souza, falou sobre o apoio da Universidade através das Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest) e também do Centro de Tecnologia (CTEC), onde as atividades são realizadas. 

Roberaldo ainda pontuou o papel fundamental dos grupos dos Programas de Educação Tutorial (PET), dos alunos do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), que estão sob orientação da professora Giana Raquel, e do apoio dos docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

O cronograma de atividades desta turma prevê reuniões com os pais e responsáveis com o objetivo de reforçar a importância da família e a atuação decisiva para o bom desempenho desses alunos na vida escolar.

 

O que é o Paespe 

O Programa é composto por três projetos: Paespe, Paespe Júnior e Informática Básica para Jovens e Adultos.  No Paespe Júnior são atendidos os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, além de estudantes cursando o 1º e 2º anos do Ensino Médio. 

Já do Paespe participam os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O curso de informática básica é voltado não somente para os alunos do Paespe e Paespe Júnior, mas também para a comunidade externa, preferencialmente os familiares desses estudantes. Anualmente, o programa através desses três projetos atende cerca de 400 cidadãos da comunidade externa. 

No dia 11 de novembro o programa irá realizar a prova de seleção para compor a turma Paespe Júnior, são 253 candidatos inscritos para 120 vagas.