Estudantes participam do Encontro de Maracatus de Baque Virado

Evento será de 18 a 20 de novembro, encerrando na Serra da Barriga, no Dia da Consciência Negra

31/10/2017 08h58 - Atualizado em 31/10/2017 às 09h00
Arte de divulgação

Ascom Ufal

Alunos da Ufal que fazem parte do Maracatu Baque Alagoano participam de um evento que vai reunir batuqueiros, acadêmicos, movimentos culturais e pessoas interessadas na área, entre os dias 18 e 20 de novembro. O Encontro de Maracatus de Baque Virado – Maceió 2017 já está com as inscrições abertas no site da associação cultural ou na página do Facebook, até 15 de novembro, ou enquanto houver vagas.

O estudante do 5º período de comunicação da Ufal, Marcel Palmeira faz parte da equipe de divulgação do evento e o aluno da Pós-graduação em Física da Matéria Condensada, Francisco de Assis Martins também é integrante do Baque Alagoano, grupo que faz várias intervenções no Museu Théo Brandão, com apoio da Universidade.

De acordo com os organizadores, o Encontro de Maracatus pretende reunir aqueles que estudam e vivenciam o maracatu de baque virado, suas histórias e seu aspecto de resistência, já que o maracatu é uma das manifestações culturais mais antigas registradas na cultura afro-brasileira.

Nos dias 18 e 19, na Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, em Maceió, serão realizadas palestras e mesas redondas sobre a afro-alagoanidade, cultura e arte afro como agente modificador e, o maracatu em Alagoas, dos desdobramentos históricos ao cenário atual. Na parte musical, estão no cronograma oficinas com o Mestre Adriano Santos (Mumu), do Maracatu Nação Cambinda Estrela e, Mestre Hugo Leonardo (Tata Roxiluan), do Maracatu Nação Leão da Campina, ambos do Recife, Pernambuco.

Já no dia 20 de novembro, a programação vai à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, distante 80 km de Maceió, onde os participantes irão se integrar e vivenciar as celebrações do Dia da Consciência Negra. A programação do Encontro de Maracatus de Baque Virado se completa com apresentações artísticas a cada dia, lançamento de livro sobre o maracatu em Alagoas e interação musical entre os participantes.

A inscrição tem valor de R$ 30 – aqueles que, porventura, não puderem ir à União dos Palmares, custeiam apenas a programação em Maceió, com R$ 20. Dúvidas ou mais informações podem ser buscadas nas redes sociais do Baque Alagoano ou pelo telefone (82) 98801-4221.