Estudantes do Sertão são premiados no projeto "Em Ação"

Premiação fez parte da programação da Feira do Empreendedor

24/10/2017 08h36 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Estudantes receberam premiação durante Feira do Empreendedor. Foto: Kaio Fragoso

Ascom Ufal com informações da Agência Alagoas

Incentivar a produção de ideias empreendedoras que busquem solucionar problemas recorrentes no Estado.  Cumprindo este objetivo, o programa Em Ação premiou os três melhores projetos de negócios desenvolvidos por estudantes de instituições de ensino locais. Entre eles está o trabalho dos alunos da Ufal no Campus do Sertão, que desenvolveram a proposta voltada para a criação de um Biodigestor para o tratamento de resíduos sólidos.

O projeto ganhou o segundo lugar, sob a liderança do estudante Murilo Costa. A solenidade de premiação aconteceu dentro da programação da Feira do Empreendedor, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na última quarta-feira (18).

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) - com o apoio do Sebrae/AL e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - o Em Ação está em sua terceira edição e tem o intuito de disseminar a cultura empreendedora entre jovens universitários, promovendo palestras e capacitações sobre noções de mercado e criação de empresas.

Na premiação, o primeiro lugar foi para os estudantes de Administração Pública do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Francisco Medson e Gesyca Patrícia, responsáveis por desenvolver a ferramenta ChatBoot, que tem como foco a otimização de serviços públicos. Eles ganharam uma viagem para a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), realizada em São Paulo, e equipamentos eletrônicos.

Já o terceiro colocado entre as melhores ideias de negócios foi Eduardo Cavalcante, que desenvolveu um dispositivo de alarme especial voltado para portadores de deficiência auditiva. Os estudantes da segunda e terceira colocação ganharam equipamentos eletrônicos.

Nesta fase final, foram selecionadas 10 ideias empreendedoras. A edição de 2017 alcançou o resultado de dois mil alunos impactados e seis instituições de ensino atendidas.