Estudantes do Campus Arapiraca apresentam trabalhos em congresso internacional

Projeto na área de manejo de irrigação foi premiado durante o evento realizado em Fortaleza

11/10/2017 09h30 - Atualizado em 13/10/2017 às 08h15
Ufal é representada por 28 estudantes em evento internacional

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Alunos do curso de Agronomia do Campus Arapiraca apresentaram trabalhos no 4º Inovagri International Meeting. O evento aconteceu entre os dias 2 e 6 de outubro, na cidade de Fortaleza, no Ceará, e reuniu mais de 800 estudantes, pesquisadores, profissionais e interessados em pensar como o conhecimento acadêmico pode contribuir com o uso racional da água.

Foram 28 estudantes da Ufal, dentre eles, nove pertencentes ao Grupo de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica em Manejo de Água para Irrigação, o Grupo Irriga, sob a supervisão do professor Márcio Aurélio Lins e da professora Cinara Bernardo, coordenadores da equipe, que apoiam e incentivam os alunos nas atividades. “Esta é uma excelente oportunidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos no interior de Alagoas”, afirmou Márcio. Além do Inovagri, os alunos apresentaram trabalhos em dois congressos nacionais: o 26º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) e o 3º Simpósio Brasileiro de Salinidade, ambos em Fortaleza, com temáticas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias e inovações para maior eficiência no uso da água e demais recursos naturais.

Premiação

Foram 51 trabalhos apresentados no Inovagri, de alunos do 4º ao 10º período da graduação em Agronomia. “Fomos a maior comitiva com trabalhos apresentados, isso mostra o compromisso, empenho e dedicação nas pesquisas desenvolvidas no Campus Arapiraca”, reforçou o coordenador.

Além dos 28 estudantes, quatro pesquisadores da Ufal também participaram do evento. O professor Márcio Aurélio Lins foi premiado com o segundo lugar na área de manejo de irrigação, com o trabalho Desenvolvimento da palma forrageira em função de lâminas de irrigação e níveis de adubação orgânica. O trabalho foi resultado do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de 2014/2015, intitulado Manejo de água para irrigação da palma forrageira”, desenvolvido na área experimental do Grupo Irriga pelos alunos Dayane Farias Lima, Samuel Barbosa Tavares dos Santos, Maria Adeliana Anjos dos Santos  e José Adeilson Santos Barreto. O projeto foi premiado com excelência acadêmica pela Ufal.