Estudantes acompanham terceira edição dos Jogos Indígenas da Aldeia Geripankó

Visita fez parte do trabalho de campo dos cursos de Geografia e Pedagogia da Ufal

04/10/2017 15h09 - Atualizado em 06/10/2017 às 15h24

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

No último sábado (30), estudantes do curso de Geografia e Pedagogia acompanharam a terceira edição dos Jogos Indígenas dos Geripankó, realizada no Povoado Ouricuri, em Pariconha. A celebração contou com a presença dos índios Kalancó (Água Branca), Koiupanká (Inhapi), Karapotó (São Sebastião), Xucuru-Kariri (Palmeira dos Índios), Karuazu e Katokin (Pariconha). Ao todo, 38 alunos, das duas áreas, participaram da vivência e alguns conheceram pela primeira vez uma comunidade indígena.

Para a Geografia, o trabalho de campo teve como objetivo analisar os mecanismos de resistência indígena em meio ao processo de intensificação da retirada de seu território e do aumento da violência no campo nos últimos meses. Além disso, buscou identificar como a celebração dos jogos indígenas contribui para firmar laços de solidariedade entre as diferentes comunidades do Semiárido de Alagoas. Para a Pedagogia, o intuito foi dar consistência aos estudos em curso sobre a infância na mesma região, tendo como foco a infância indígena.

Além de acompanhar as atividades dos Jogos Indígenas, os alunos visitaram o Banco Comunitário de Semente Crioulas da Aldeia Geripanló. A visita dos estudantes de Geografia fez parte do trabalho de campo das disciplinas de Geografia Agrária e Organização Espacial do Semiárido de Alagoas, ministradas pelo professor Lucas Gama Lima. Já a visita dos estudantes de Pedagogia fez parte das atividades de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância no Semiárido de Alagoas (Nepis/Ufal), coordenado pela professora Suzana Santos Libardi.