Proex inicia 2017 com mais de 15 mil certificados emitidos

Emissão de certificados foi uma das prioridades da gestão na pró-reitoria

11/01/2017 09h02 - Atualizado em 11/01/2017 às 14h28
Joelma Albuquerque, pró-reitora da Proex

Joelma Albuquerque, pró-reitora da Proex

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Pró-reitoria de Extensão da Ufal (Proex) inicia o ano de 2017 com uma grande vitória. Foram mais de 15 mil certificados emitidos durante todo o ano de 2016. A ideia de colocar como meta a emissão de certificados partiu das reclamações da comunidade acadêmica junto à pró-reitoria, em razão da demora e do não recebimento. Segundo a pró-reitora de extensão Joelma Albuquerque, esse quadro desestimulava os estudantes e professores, inclusive, a sugerirem ações de extensão. “De nossa parte, era uma meta colocar os certificados em dia, uma ação básica que reafirma o compromisso com as atividades desenvolvidas”, disse.

Responsável pelos certificados, o Setor de Programas e Projetos tem atuado no sentido de otimizar o atendimento às solicitações de certificados da comunidade acadêmica e externa referentes às ações registradas na Proex que são anteriores à implementação do SIGAA/Módulo Extensão. Com isso, o setor passou a receber as solicitações exclusivamente por e-mail e a emitir os certificados em PDF. “A nova dinâmica de trabalho propiciou a diminuição do fluxo de pessoas no setor, otimização do tempo e economicidade de material”, explicou a servidora Ana Paula, responsável pela emissão de certificados.

Dos 15.193 certificados emitidos em 2016, 13.341 foram entregues via mala-direta no primeiro semestre de 2016; e os outros 1.852 entre os meses de agosto e dezembro. Além desses, foram emitidos 333 certificados em 2ª via, de forma individual. Esses valores, segundo Joelma Albuquerque, demonstram que a emissão de certificados, conforme o modelo antigo, diminuiu significativamente, comparando os dois semestres.

“Devido ao registro das ações no SIGAA, houve um ganho de tempo, permitindo que as demandas acumuladas de anos anteriores fossem e continuem sendo atendidas, à medida que os relatórios são entregues”, afirmou a servidora da Proex, acrescentando que “a tendência é que gradativamente todas as ações se concentrem no sistema, padronizando, dessa forma, as informações, aperfeiçoando os processos de trabalho e ajudando no planejamento e tomada de decisões”.