Ciseco inicia ciclo de debates com discussão científica em Alagoas

Discutindo a "Circulação Discursiva", evento movimenta a cidade de Japaratinga

21/09/2016 15h38 - Atualizado em 21/09/2016 às 22h57

Tárcila Cabral – estudante de Jornalismo 

Colaboração discursiva, esta foi a tônica que promoveu o início das atividades do 5º encontro do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco). O evento, que ocorre tradicionalmente na cidade de Japaratinga, litoral norte do estado, reúne profissionais e estudiosos da grande área da semiótica aplicada e seus conceitos na linguagem. O Ciseco compila debates de relevância estratégica a graduação e pós-graduação, realizando um encontro internacional de pesquisadores da comunicação e outras áreas de confluência.  

Junto a temática "A circulação discursiva, entre produção e reconhecimento", sua programação nesta segunda, 19 de setembro, foi pautada por fornecer o pontapé aos debates da circulação e a espacialidade, o código e o impresso, além de inserções do valor econômico e do poder da escrita na era moderna. A finalidade é demonstrar o esforço coletivo e as propostas de intervenção que serão exploradas durante a semana em seu itinerário.    

"O Ciseco faz parte da minha agenda anual de eventos, porque traz pautas relevantes a serem discutidas na comunicação para repensar e analisar o campo. Esta é a minha terceira participação, e as expectativas são de aprendizados e interações positivas", cita Monalisa Xavier, professora de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  

A coordenadora do evento e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sandra Nunes Leite, enfatiza a importância de estimular as vocações locais ampliando o leque de debates com pesquisadores internacionais. A professora explica que, o pentálogo provoca discussões no estado no ensejo de, conduzir a massa crítica local a sensibilização do cenário alagoano comunicacional:   

 "Este é um tema em evidência, de transformações recentes em termos de comunicação e tecnologia, que fazem com que, se perceba mais fortemente a circulação de atores no entremeio da produção e do reconhecimento". A coordenadora ressalta que, sua ocorrência é importante para Alagoas, pois o meio acadêmico local carece de cursos que busquem de forma ampla a discussão científica.   

Neste ano a solenidade contou com o apoio de agências de fomento que aportaram recursos para o financiamento e execução do evento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e universidades federais parceiras no projeto.  

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, enalteceu a meritocracia dos encontros científicos que ocorrem fora do entorno da capital, uma vez que, eles movimentam não só a economia local como, favorecem a sua linha de argumentação. "Estes eventos internacionais da pesquisa agregam para Alagoas porque fornecem a possibilidade de trazer nomes importantes ao estado sem ter a necessidade de sair do país. Disponibilizando este ambiente crítico ao debate de forma assertiva", frisa Guedes.  

O Ciseco conta com agenda cheia até a próxima sexta (23),  entre palestras, debates, um colóquio e o lançamento do livro do pentálogo passado. A programação divide suas atividades em turnos durante as manhãs e tardes, num hotel da cidade. Para conferir o conteúdo do Ciseco na íntegra é só acessar o seu portal