Ufal participa do Índice Brasileiro de Universidades Empreendedoras

Pesquisa de percepção faz parte da primeira etapa do programa criado por organizações pró-empreendedorismo universitário

21/09/2016 10h48 - Atualizado em 04/10/2016 às 09h15
Arte de divulgação

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Atuantes na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as maiores organizações estudantis pró-empreendedorismo do país – AISEC Brasil, Brasa, Brasil Junior e Rede CsF – estão elaborando o Índice de Universidades Empreendedoras. Para isso, preparou um questionário para conhecer a percepção da comunidade acadêmica sobre como seria a Universidade Empreendedora ideal.

Com previsão de lançamento para novembro de 2016, durante a Semana Global de Empreendedorismo, o Índice de Universidades Empreendedoras busca identificar as boas práticas e iniciativas de empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, com base em três perguntas: o que é universidade empreendedora, o que influencia e o que pode ser replicado para torná-la mais empreendedora.

De acordo com Wildney Cavalcante, estudante de engenharia civil e embaixador do programa Universidades Empreendedoras na Ufal, a ideia é avaliar cada universidade com base na percepção de quem vive o ensino superior e, assim, fazer um ranking das instituições com características voltadas ao empreendedorismo. “O objetivo é analisar a realidade de cada uma delas e aplicar mudanças para que alcancemos o nível de universidades de ponta”, explica.

A pesquisa é direcionada a estudantes, professores e ténico-adiministrativos da Ufal, uma das 73 instituições participantes. Com a coleta dos dados fornecidos, será possível conhecer a percepção da comunidade acadêmica sobre o quanto a universidade é empreendedora, a partir de seis eixos: extensão, inovação, cultura empreendedora, internacionalização, capital financeiro e infraestrutura.

Com 25 perguntas, a maioria de múltipla escolha, o questionário é simples e dispensa identificação para respondê-lo. Para participar da pesquisa, basta acessar o link.