Prorrogado prazo de submissão de projetos para o Programa de Ações Afirmativas

Proex recebe inscrições até o dia 26 de agosto

19/08/2016 10h12 - Atualizado em 29/08/2016 às 10h12

Manuella Soares - jornalista

A Pró-reitoria de Extensão da Ufal prorrogou, até o dia 26 de agosto, as inscrições para submissão de projetos no edital do Programa de Ações Afirmativas Zumbi e Maninha Xukuru-Kariri.Intitulado Educação, saúde, cultura, língua e territorialidades para as relações étnico-raciais: intervenções na realidade alagoana, são oferecidas 30 bolsas para estudantes de graduação, prioritariamente aqueles que ingressaram na Ufal pelo sistema de cotas.

O programa que tem parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) recebe projetos submetidos por docentes ou técnicos de nível superior, além de bolsistas da graduação, pelo e-mail zumbimaninha@gmail.com. Serão selecionados 15 projetos de extensão para os três campi da Ufal, sendo oito no Campus A.C. Simões, quatro para o Campus Arapiraca e três projetos do campus do Sertão. Cada trabalho deve ter pelo menos dois graduandos bolsistas e dois colaboradores que podem ser estudantes da graduação ou pós-graduação, caso haja interessados.

As bolsas são no valor de R$ 400 e devem contemplar projetos em sete eixos diferentes, especificados no edital. O processo seletivo conta com várias etapas e os projetos aprovados terão vigência de 11 meses, a partir de setembro de 2016 até agosto de 2017.

De acordo com o edital, um dos objetivos do Programa é possibilitar a inserção dos estudantes da Ufal que entraram por meio da reserva de vagas aos que se declararam pretos, pardos e indígenas, contribuindo para a formação acadêmico-profissional desses alunos.

O resultado será divulgado no dia 5 de setembro.