Programa de tutoria da Ufal auxilia novos estudantes de Filosofia

Calouros podem ser orientados em cinco disciplinas do primeiro ano letivo do curso

29/08/2016 08h00 - Atualizado em 26/08/2016 às 12h40

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Acompanhar o novo ritmo de ensino e novos conteúdos é, por muitas vezes, um caminho difícil para aqueles que ingressam no ensino superior. Por isso, os novos alunos de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) têm a oportunidade de conhecer melhor a graduação que escolheram por meio de um Programa de Tutoria. Criado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a tutoria busca estimular o melhor aproveitamento acadêmico do aluno e tornar sua experiência dentro do curso mais satisfatória.

Pelo projeto, discentes dos dois primeiros períodos letivos do curso são assistidos por uma equipe de cinco estudantes tutores. De acordo com o coordenador da tutoria, Marcos Silva, é importante trazer esse incentivo aos novos alunos para que, assim, a evasão seja contida e os calouros possam ser auxiliados de forma sistemática e eficiente. "Há um círculo vicioso: quanto mais notas baixas, mais o aluno se desmotiva, e quanto mais desmotivado mais notas baixas ele obtém. Acho que essa iniciativa representa um avanço estratégico para estancar e reverter este problema”, expõe Marcos.

Como funciona

No Programa de Tutoria em Filosofia, os novos estudantes são orientados em cinco disciplinas: Introdução à Filosofia, História da Filosofia Antiga 1 e 2, Lógica e Organização do Trabalho Acadêmico. De acordo com Marcos Silva, o corpo docente do curso acredita que é possível reduzir a evasão se o desempenho nestas disciplinas, consideradas como base para a graduação, for melhor. Para isso, a iniciativa é composta por três atividades, elaboradas com base em experiências de antigos tutores e da vivência do docente na Universidade de Leipzig, na Alemanha.

Lá, os calouros eram adotados por um projeto chamado Buddy, que pode ser traduzido do inglês como “amigo”, onde os novos estudantes eram acompanhados, informalmente, por veteranos responsáveis por orientá-los no mundo acadêmico. Na licenciatura em Filosofia da Ufal, o buddy acompanha grupos de até dez estudantes em reuniões quinzenais. Outra atividade do programa é o atendimento presencial, que ocorre de segunda a sexta, das 17h às 19h. A terceira atividade é a monitoria, onde cada aluno acompanha uma das disciplinas selecionadas pelo projeto, auxiliando diretamente os professores responsáveis por ela.

“É de comum opinião dos professores e alunos que o Programa de Tutoria irá ajudar a melhorarmos alguns números negativos. Temos convicção de que o projeto pode trazer benefícios de médio e longo prazo, tanto para o curso de Filosofia como um todo, quanto para os alunos que são ajudados e os alunos que ajudam”, avalia o professor Marcos Silva.

Os estudantes interessados pela tutoria podem encontrar mais informações no página do curso de Filosofia.