Proex lança edital que oferece 30 bolsas para estudantes cotistas

Objetivo é promover ações extensionistas por meio do Programa de Ações Afirmativas da Ufal

09/08/2016 13h07 - Atualizado em 17/08/2016 às 11h51

Manuella Soares - jornalista

A Pró-reitoria de Extensão da Ufal lança edital em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) para seleção de projetos para o Programa de Ações Afirmativas Zumbi e Maninha Xukuru-Kariri. Intitulado Educação, saúde, cultura, língua e territorialidades para as relações étnico-raciais: intervenções na realidade alagoana, são oferecidas 30 bolsas para estudantes de graduação, prioritariamente aqueles que ingressaram na Ufal pelo sistema de cotas.

Os projetos podem ser submetidos por docentes ou técnicos de nível superior, além de bolsistas da graduação, até o dia 19 de agosto, pelo e-mail zumbimaninha@gmail.com. Serão selecionados 15 projetos de extensão para os três campi da Ufal, sendo oito no Campus A.C. Simões, quatro para o Campus Arapiraca e três projetos do campus do Sertão. Cada trabalho deve ter pelo menos dois graduandos bolsistas e dois colaboradores que podem ser estudantes da graduação ou pós-graduação, caso haja interessados.

As bolsas são no valor de R$ 400 e devem contemplar projetos em sete eixos diferentes, especificados no edital. O processo seletivo conta com várias etapas e os projetos aprovados terão vigência de 11 meses, a partir de setembro de 2016 até agosto de 2017.

De acordo com o edital, um dos objetivos do Programa é possibilitar a inserção dos estudantes da Ufal que entraram por meio da reserva de vagas aos que se declararam pretos, pardos e indígenas, contribuindo para a formação acadêmico-profissional desses alunos.

O resultado será divulgado no dia 5 de setembro.