Encontro Nordeste de História da Mídia começa nesta quinta-feira

Evento será realizado na Reitoria e no prédio do curso de Comunicação Social

03/08/2016 11h05 - Atualizado em 03/08/2016 às 17h52
Evento inscreve até esta quarta-feira (3)

Keila Oliveira – Relações Públicas e Guilherme Lins - estudante de Jornalismo

Nos dias 4 e 5 de agosto de 2016 a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), recebe o Encontro Nordeste de História da Mídia, no Campus A.C. Simões. O evento terá início às 13h, no prédio do curso de Comunicação Sociais, com as oficinas Como falar em Público e Práticas Textuais no Telejornalismo, voltadas aos participantes do encontro.

A partir das 18h, a banda de pífanos Fulô da Chica Boa fará uma apresentação cultural dando início à conferência de abertura Mídia, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica, com os professores José Marques de Melo e Douglas Apratto Tenório.

O evento dá continuidade à missão da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) ao oportunizar a convergência de pesquisadores e profissionais da comunicação e de áreas afins, interessados em estudos avançados, de caráter interdisciplinar, cujo foco central de análise recaia sobre os processos históricos da mídia.

A apresentação dos trabalhos será na sexta-feira (05) e os Grupos Temáticos (GTs) foram divididos em: História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual e Visual, História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.

Para a coordenadora do encontro e professora do curso de Jornalismo da Ufal, Magnolia Rejane dos Santos, o evento é uma excelente espaço para o debate sobre a mídia da região. “É uma oportunidade da comunidade acadêmico-científica da área de comunicação social se reunir e discutir as pesquisas que estão sendo realizadas aqui sobre personagens, instituições e processos comunicacionais. Estão sendo convidados os cursos do Cesmac, da Unit, da Maurício de Nassau e outras instituições para se juntarem à Ufal e juntos discutirmos o futuro, o presente e o passado da pesquisa sobre a história da mídia no Nordeste”, comentou.

Os interessados em participar do evento como ouvintes podem se inscrever até esta quarta-feira (03). O valor de inscrição para estudante é de R$ 20 e, para professor ou profissional é R$30. As inscrições devem ser realizadas no  site do evento, onde também é possível conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse a página oficial no Facebook, ou entre em contato por meio do endereço eletrônico contato@historiadamidianordeste.com.br.