Pibid abre inscrições para seleção de professores e alunos

Vagas são para os três campi e polos da Ufal em diversas cidades

28/07/2016 12h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01

Manuella Soares - jornalista

A Pró-reitoria de Graduação por meio da coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) está com inscrições abertas, até a próxima segunda-feira (1º), para seleção de professores supervisores e alunos bolsitas.

São oferecidas 10 vagas para professores, distribuídas entre os campi e polos da Ufal em Maceió (2 vagas), Arapiraca (4 vagas), Porto Calvo (2 vagas), Delmiro Gouveia e suas circunvizinhanças (2 vagas), conforme a tabela especificada no edital.

Poderão concorrer à bolsa no valor de R$ 765 os professores licenciados e em efetivo exercício docente, nas áreas previstas do edital, que atuem na educação básica.

As inscrições devem ser realizadas por e-mail, com o título ‘INSCRIÇÃO PIBID Escola (Indicar o nome da escola) / Cidade’. É preciso encaminhar a inscrição para cada coordenador de área e seguir as orientações sobre os documentos necessários.

A seleção, de 1º a 5 de agosto, consta de três etapas: análise da Carta de Intenções, entrevista, e análise de currículo, que é classificatória. Os locais e horários das entrevistas serão divulgados previamente por e-mail aos candidatos inscritos.

O resultado será divulgado dia 5 de agosto.

Seleção de estudantes

As vagas para bolsistas de iniciação à docência, no valor de R$ 400, são para estudantes de cursos de Licenciatura das seguintes áreas: Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Música, Pedagogia, Pedagogia UAB, Química e Teatro. Há disponibilidade de cadastro reserva ou vagas distribuídas nos três campi e polos da Ufal em Maragogi e Olho D’água das Flores.

O número de vagas depende do subprojeto e será informado pelos respectivos coordenadores em suas unidades acadêmicas.

Para participar da seleção é preciso estar matriculado entre o 2º e o 7º período do curso quando iniciar as atividades; além de ter disponibilidade para desenvolver 30 horas mensais de trabalho no subprojeto da área de formação, com 16 horas, no mínimo, dedicadas a uma das escolas conveniadas.

As inscrições são feitas mediante preenchimento de formulário disponível no edital com os seguintes documentos anexos: cópias de RG, CPF e comprovante de matrícula; Histórico Escolar Analítico e Carta de Intenções sobre a participação no Pibid. Os documentos podem ser entregues por e-mail ou pessoalmente à coordenação do respectivo subprojeto ao qual o licenciando pleiteia vaga, conforme especificado no edital.

Os candidatos devem intitular o e-mail como ‘INSCRIÇÃO PIBID Subprojeto (Indicar o curso de licenciatura) / NOME DO CANDIDATO’. A seleção, ainda sem data definida, será realizada em etapas de análise de Histórico Escolar, análise da Carta de Intenções e entrevista, todas eliminatórias e classificatórias.