Inscrições do Programa Incluir foram prorrogadas até o dia 29

21/07/2016 10h04 - Atualizado em 01/08/2016 às 17h38
Programa inscreve até 29 de julho

Manuella Soares e Thâmara Gonzaga - jornalistas

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas, por meio do Núcleo de Acessibilidade (NAC), prorrogou até o dia 29 de julho as inscrições para seleção de Bolsistas Apoiadores de Estudantes com Deficiência, pelo Programa Incluir.

Alunos regularmente matriculados nas graduações em licenciatura da Ufal, nas modalidades presencial ou a distância, podem participar.

De acordo com o edital há oferta de 13 vagas, sendo 10 para o Campus A.C. Simões (4 para as licenciaturas das áreas de Ciências Sociais e Humanas; 3 para o curso de Pedagogia; 2 para as licenciaturas da área de Saúde e 1 para as licenciaturas das áreas de Ciências Naturais e Biológicas); 2 para o Campus Arapiraca e 1 para o Campus do Sertão.

As inscrições devem ser feitas na secretaria da Proest e os candidatos precisam apresentar a documentação impressa, além de ter disponibilidade de 20h semanais.

Para o exercício das atividades, o valor do auxílio foi reajustado para R$ 550 durante cinco meses, podendo ser renovado por igual período de acordo com a disponibilidade financeira do Programa Incluir ou da Ufal. O estudante também receberá certificação por participar da atividade.

Programa Incluir

O processo seletivo de Bolsistas Apoiadores de Estudantes com Deficiência faz parte do Programa Incluir, uma das ações coordenadas pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Proest. O objetivo é proporcionar apoio educacional aos discentes que compõem o público-alvo da Educação Especial.

Os discentes matriculados nos cursos de graduação e pós da Ufal, nas modalidades presencial ou a distância, e que estejam cadastrados no NAC serão assistidos pelos bolsistas, com a supervisão da coordenação, respeitando as peculiaridades e necessidades educacionais de cada universitário atendido pelo Núcleo.

Os bolsistas selecionados irão auxiliar na rotina universitária de estudantes com deficiência múltipla, física, auditiva e visual, Transtorno do Espectro Autista ou que apresentem altas habilidades e superdotação.