Enactus Ufal se destaca em competição nacional e recebe três prêmios

Única representante alagoana teve seu projeto selecionado entre os 10 melhores do Brasil

20/07/2016 10h03 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Time Enactus Ufal com os prêmios recebidos

Time Enactus Ufal com os prêmios recebidos

David Cardoso - estudante de Jornalismo

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram, na primeira semana de julho, do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2016, que aconteceu em Fortaleza - CE. Com apenas oito meses de existência, a equipe Enactus Ufal foi a única representante alagoana na competição e teve o seu projeto selecionado entre os 10 melhores projetos sociais do Brasil. Além dessa conquista, a Enactus Ufal também trouxe na bagagem o prêmio de equipe revelação 2016, dado às equipes com menos de um ano de existência, e o prêmio Líder Estudante do Ano. 

O projeto apresentado no Campeonato Nacional Enactus Brasil 2016 foi o Vivá, que vem sendo executado na Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), localizada no bairro de Jacarecica em Maceió, desde o dia 21 de janeiro de 2016. "Quando me inscrevi, não tinha noção da dimensão e importância do Campeonato. O evento mudou as minhas perspectivas sobre o meu futuro profissional e sobre o impacto que podemos causar em Alagoas e no Brasil. O reconhecimento do nosso trabalho através dos prêmios conquistados pela Enactus Ufal serviu de incentivo e nos deu forças para ampliar nossos projetos e impactar mais vidas em Alagoas", revela Carlos Vieira, o líder do projeto. 

Diante da falta de iniciativas e do quadro preocupante em relação aos índices de desenvolvimento no estado, a equipe abraçou o projeto e se esforçou para alcançar um resultado satisfatório. "O Estado tem os indicadores socioeconômicos mais críticos. Alagoas precisa de iniciativas como essa que a Enactus Ufal desenvolveu e enxergo que, como alunos de universidade pública, temos o compromisso de retornar os investimentos feitos pela sociedade na construção de uma sociedade digna e próspera", ressaltou. 

O Projeto Vivá tem o objetivo de auxiliar e capacitar os membros da Cooplum em simples conceitos baseados no chamado Lean Manufacturing de padrão de trabalho e controle de produção para aumentar a produtividade, potencializar resultados, evitar desperdícios e melhor aproveitar o potencial humano, melhorando as condições de vida e o reconhecimento dos cooperados na sociedade.

Os resultados, comemorados pelos membros, são frutos de muito trabalho. "No final do ano passado o time fez estudos em várias comunidades socioeconomicamente vulneráveis e dentre elas, as cooperativas de reciclagem. Enxergamos o potencial social, econômico e ambiental da reciclagem para Maceió. Em 2013 mais de 80% do resíduo destinado ao aterro sanitário tinha potencial para ser reciclado ou reutilizado”. Sobre a escolha da Cooplum, Carlos Vieira ressalta que, na época, eles observaram que os problemas da cooperativa estavam além das dificuldades estruturais, de gestão e produção. “Eles [os catadores] precisavam ser empoderados e acreditar no próprio potencial", disse. 

O projeto deu grandes motivos para os cooperados comemorarem. "Conseguimos melhorar o fluxo de trabalho e definir funções específicas para cada cooperado e criar metas de produção diária. Em maio, atingimos a maior renda do ano, R$ 723 por cooperado, e diminuímos a variabilidade salarial de 20% para 15%. Já temos quase 20 horas de capacitação, em parceria com o Ser + Realizador, Sebrae, Braskem, entre outros steakholders do projeto", destacou.

Mais prêmio

A estudante e gerente de Recursos Humanos da organização, Lara Almeida, conquistou o Prêmio Líder Estudante do Ano da Nufarm. O prêmio é dado em reconhecimento ao Estudante Enactus que mais se destacou no desenvolvimento da Ação Empreendedora junto ao seu time, possibilitando o progresso das comunidades, de seus colegas e da própria Enactus no Brasil. Ela também foi recompensada com uma viagem para Toronto, no Canadá, onde terá a oportunidade de representar a equipe no Campeonato Mundial Enactus 2016. "Levar a Enactus Ufal e o Projeto Vivá para o Canadá é uma responsabilidade muito grande. Lá estarão pessoas representando os melhores projetos sociais dos seus países, além de CEOs e empresários de grandes multinacionais, ou seja, é melhor eu me preparar bastante", conta, sorrindo, a estudante. 

A competição também abriu novos horizontes para a estudante e aumentou sua bagagem de experiências positivas. "Trabalhamos arduamente todos os dias conciliando a Enactus com a faculdade e outras atividades, por isso foi incrível a sensação de conhecer outros jovens de todas as partes do Brasil que viviam uma realidade muito parecida com a nossa. Na feira de carreira tive a oportunidade de conhecer empresários de várias empresas, e isso mudou minha forma de visualizar o mercado de trabalho e entender melhor onde me insiro nele. Além de tudo isso, recebemos três prêmios, o que mostra que estamos no caminho certo", afirmou. 

Lara, que não esconde sua satisfação em representar a equipe e o projeto, já traçou novas metas para essa viagem. "Eu espero aumentar ainda mais nossa rede de contatos úteis e trazer um legado em conhecimento para agregar as atividades do time, representar a Enactus Ufal é algo fácil e fluido, pois o time é extremamente inovador, empenhado, tem resultados e projeções. Acredito que a experiência será um divisor de águas para mim em relação a maturidade e a forma de encarar o mundo, buscando oportunidades para causar impacto", finalizou.

O time Enactus Ufal também participou do 1º Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, apresentando três trabalhos com os seguintes títulos: Pesquisa e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social: estudo de caso em Maceió -AL; Diagnóstico de desempenho de cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos: estudo de caso em Maceió - AL; e Proposta de indicadores de desempenho para gestão de projeto

Sobre a Enactus

É uma organização internacional que mobiliza estudantes para melhorarem o mundo por meio do empreendedorismo. Os estudantes interessados na ideia se reúnem em seus campi e formam times com o intuito de criar e implementar projetos comunitários que contribuam para melhorar a qualidade e o padrão de vida de outras pessoas. Esses times são orientados por professores conselheiros e especialistas em negócios. Essa experiência não somente transforma vidas, mas também ajuda os estudantes a desenvolverem o tipo de talento e perspectiva necessários para tornarem-se líderes eficazes e direcionados ao valor.