Sala de Leitura de Filosofia recebe doações para fazer Biblioteca Setorial

Professores, técnico-administrativos e estudantes atuam juntos para organizar o acervo

27/07/2016 10h38 - Atualizado em 27/07/2016 às 10h44
Alunos aproveitam o intervalo das aulas para consultar o acervo. Fotos Thiago Prado

Lenilda Luna - jornalista

A Sala de Leitura de Filosofia fica na sala 4 do corredor onde estão as salas de aula do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca) da Ufal. O funcionamento é das 16h às 20h, período de maior movimentação de alunos. O projeto está aberto à colaboração da comunidade universitária, tanto para doação de livros quanto para a organização do acervo. Atualmente, são cerca de 1,7 mil obras, entre periódicos, livros, revistas e TCCs.

A ideia de montar o espaço surgiu em setembro de 2013. "Foi uma proposta do professor Maxwell Moraes colocada na reunião da coordenação do curso.  Ele sugeriu a criação de uma sala de leitura com o propósito de vir a se tornar uma Biblioteca Setorial do curso de Filosofia, em grande medida motivado pela falta de livros específicos do curso na nossa Biblioteca Central", conta a professora Cristina Viana, vice-coordenadora do curso de Filosofia.

Professores, alunos e técnicos-administrativos abraçaram a campanha. Em 2014, foram feitas três doações volumosas: a primeira do professor Ivo Tounet, que se aposentou e doou um acervo que ele mantinha na antiga sala da coordenação; depois do professor Tárik de Athayde Prata, da UFPE, que enviou periódicos; e no terceiro momento, o Centro Acadêmico de Filosofia, que mantinha um acervo próprio, resolveu aderir ao projeto da sala de leitura e fizeram um termo de doação. Além disso, várias pessoas fizeram doações isoladas.

Em 2015, o C.A. fez uma campanha mais efetiva e foi elaborado um cartaz para divulgar a ação. "A campanha ganhou uma dimensão tal que eu estava fazendo doutorado sanduíche na França e a informação chegou por lá", conta Cristina. "E não foram descartes de livros velhos. Foram doações de obras de boa qualidade e de referência. Temos preciosidades nessa biblioteca. As pessoas doam o melhor que tem, porque querem fazer parte de algo maior do que elas", ressalta a vice-coordenadora.

A campanha de doação de livros e organização do acervo continua ativa. "Recentemente o professor Sérgio Lessa fez uma grande doação de livros autorais e de outros autores da área em que ele atua", destaca a professora Cristina Viana. Ela ressalta ainda que a sala recebe um apoio fundamental dos técnicos-administrativos do curso. "Alessandra Lins coordenou os bolsistas para fazer a catalogação. Renato Santana segura as tarefas na secretaria para que o técnico José Audi Pino possa passar parte do tempo na sala", conta a professora.

Com a consolidação da sala de leitura, a partir desse trabalho coletivo, a comunidade acadêmica do curso de Filosofia espera transformar, em breve, o espaço numa Biblioteca Setorial. "Para isso, precisaremos do apoio do Sistema de Bibliotecas da Ufal para fazer a catalogação padrão das obras e o treinamento do funcionário responsável pela organização do acervo. Só assim poderemos contar com um sistema de empréstimo", planeja a professora.