Conheça a Educação a Distância da Ufal

Modalidade que existe há 16 anos na instituição ainda é pouco difundida entre comunidade

12/05/2016 17h29 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Fachada do prédio da Cied, localizado no Campus A.C. Simões. Foto: Janaina Alves

Fachada do prédio da Cied, localizado no Campus A.C. Simões. Foto: Janaina Alves

Janaina Alves – relações públicas 

pesquisa de Comunicação Visual desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação, Produção e Design da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), realizada com uma amostra de 10% da comunidade acadêmica durante o mês de abril, mostrou que cerca de 69,8% dos entrevistados não sabem o que significa a palavra Cied, e outros 78,9% não conhecem o órgão ou as atividades que ele desempenha. 

Com base nesses e em outros dados disponibilizados pelo levantamento, a equipe de Comunicação, junto com a coordenação geral do setor, farão um plano de ação, que permita contemplar as falhas detectadas pelos participantes da pesquisa. Uma delas é a própria marca do setor, que deverá passar por ajustes para se tornar mais próxima das funções que a coordenadoria desempenha. 

Para a coordenadora da pesquisa, Mariana Hennes, o material se constituiu num dado importante sobre a percepção das pessoas em relação à atual identidade visual da Cied. “O fato da marca ter sido considerada bonita e contemporânea, nos dá um indicativo de que seu problema não está na forma e sim na sua função e significado: a maioria das pessoas acredita que seus elementos gráficos representam as ações desenvolvidas pela Cied, mas gostaria de ver maior objetividade em seu significado, além de uma conexão mais direta com os campos da Educação e Tecnologia”, afirma.

O perfil da nossa EaD 

Ao longo de mais de uma década, essa modalidade de ensino já é uma realidade bastante consolidada. Mais de 800 alunos foram formados nos 11 cursos de graduação nas áreas de Administração Pública, Sistemas de Informação, Pedagogia, além das licenciaturas em Ciências Sociais, Física, Química, Geografia, Matemática e Letras-Espanhol, Letras-Português e Letras-Inglês. 

São ofertados, ainda, sete cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Educação: Ensino de Geografia, Estratégias Didáticas para a Educação Básica com o uso de TIC, Mídias na Educação e Tecnologias da Informação para Educadores; e Gestão: Gestão da Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. 

Vale ressaltar que a qualidade dos cursos oferecidos pela Ufal é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), sendo referência no cenário nacional. Em sua última última avaliação, o curso de Matemática recebeu a nota máxima, 5, e os cursos de Física e Sistemas de Informação receberam nota 4, estando entre os melhores cursos do país na categoria geral, que inclui cursos presenciais e a distância. 

Os cursos de graduação ou pós-graduação são ofertados em polos, que servem de apoio, descentralizando atividades presenciais. Isso faz com que um número maior de pessoas possa ser alcançado, sem haver necessidade de deslocamento por longas distâncias até uma sala de aula. São polos de ensino em Alagoas as cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Olho D´água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São José da Lage; no Ceará, a cidade de Redenção.