Alunos de Psicologia debatem vida de pessoas fora do convívio social

Conversa aconteceu em mais uma edição do projeto Psicologia em Tela

26/04/2016 13h27
Professor Moisés Vieira participou do debate numa visão antropológica

Wende Evangelho – estudante de jornalismo

Como seria sua vida se você tivesse que ficar trancado em um quarto por vários anos longe da sociedade? E como seria sua vida se você nunca tivesse saído do quarto? Essas são questões levantadas no filme O quarto de Jack, produção escolhida pelos alunos de psicologia para mais uma edição do projeto Psicologia em Tela.

Os alunos dos primeiros períodos junto aos membros do Programa de Educação Tutorial (PET) tradicionalmente organizam a cada entrada de novos feras uma sessão especial de cinema, que conta com a presença de professores convidados para assistir e debater um filme de temática psicológica.

A indagação de como seria a vida de um indivíduo privado do convívio social não é uma novidade para o estudante do 5° período de psicologia, Flaubert Gatarossa. Segundo ele, a humanidade já vive esse problema. “Atualmente nosso mundo está cada vez mais antissocial. As pessoas vivem cada vez mais o mundo duplo das redes sociais, do videogame e acabam deixando de viver o contato social”, refletiu.

Para uma das convidadas, a professora Nadja Vieira, o projeto tem a capacidade de colocar os participantes em uma situação comum de raciocínio. “Eu acho uma iniciativa ótima, porque, para mim, particularmente, ao assistir a um filme junto aos alunos, acabamos numa atmosfera comum, e eu acho que é um momento rico para debater. É estimulante para a reflexão da psicologia”, disse.

Outro convidado trouxe uma visão de uma área diferente do curso. O professor Moisés Vieira ficou contente em poder unir Antropologia com Psicologia num debate. “Envolver na discussão Antropologia na Psicologia certamente é bastante fértil. A iniciativa dos estudantes é brilhante, porque tratando-se de um primeiro período, trazer esse nível de reflexão é muito bom e, são elementos inerentes à subjetividade, à construção dos seres sociais. É um ganho para o curso, para formação”, parabenizou.

A organização contou com o apoio das redes sociais para encher o auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC), no último dia 15. Um dos membros da organização, Willamys Costa, vê no evento um instrumento para unir os estudantes de todos os períodos do curso. “A proposta do Psicologia na Tela é criar mais vínculos entre as turmas, sendo muito importante, porque, na atividade as relações entre os alunos do primeiro período com os demais são estreitadas, assim como com a turma do PET”, contou.