Alunas de jornalismo da Ufal vencem 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

01/11/2016 15h05 - Atualizado em 01/11/2016 às 15h06
Hagata Christye e Micaelle Morais

Keila Bachot - estudante de Jornalismo

Hagata Christye e Micaelle Morais, alunas de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foram premiadas no 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, que aconteceu durante a última terça-feira de outubro, 25, em São Paulo. Nesta 8ª edição o tema do prêmio era sobre o Zika vírus, “A epidemia do vírus Zika no Brasil e as consequências diretas e indiretas no cotidiano da população, especialmente das mulheres”.

“Nós teríamos que sugerir propostas de pauta neste tema, e pensamos em abordar a vida das mulheres do interior alagoano que convivem com a microcefalia, seja direta ou indiretamente.Escolhemos documentário por ser um formato que nunca tínhamos feito, e também por trazer mais emoção ao tema”, explicou Micaelle.

Com a pauta aprovada, elas ganharam o patrocínio do Instituto Vladimir Herzog, no valor de quatro mil reais, para arcar com todos os gastos da produção do documentário. A escolha do tema deu certo, dando as meninas não só o patrocínio, mas a conquista do prêmio na categoria televisão.

Para Hagata, a experiência de participar de um concurso como esse foi de grande importância. “Foi uma ótima experiência, pois pudemos realizar um trabalho que não seria possível realizarmos por iniciativa própria, por causa do custo financeiro. Além disso, foi um tipo de trabalho que nunca realizamos antes e essa prática jornalística foi muito importante para nossa graduação”, disse.

De acordo com Micaelle, ela ficou sabendo do concurso na edição do ano passado, mas não se inscreveu. “Este ano fiquei sabendo através de um site que divulga oportunidades na área do jornalismo, e convidei a Hagata para participar, principalmente porque o tema era sobre a zika, que tem afetado bastante nosso estado”, ressaltou.

“A participação em concursos como esse por universitários é muito importante, pois, no caso do jornalismo, é uma chance de aprender na prática e não só na teoria. Além disso, é importante o contato com outros universitários de outros Estados, para troca de experiências”, concluiu Hagata.

Para saber mais sobre o prêmio acesse o link. Matéria originalmente publicada aqui