Estudantes de Design participam de visita técnica à uma gráfica em PE

Eles conheceram o parque gráfico da empresa e tiraram dúvidas com os especialistas de cada setor

20/10/2016 08h00 - Atualizado em 19/10/2016 às 11h55
Alunos receberam explicações sobre produção na gráfica

Alunos receberam explicações sobre produção na gráfica

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Os estudantes do curso de Design da Universidade Federal de Alagoas participaram de uma aula diferente no final de setembro. Na disciplina de Materiais e Processos Gráficos, ministrada pela professora Mariana Hennes, eles fizeram uma visita técnica à gráfica FacForm, que fica em Boa Viagem, Pernambuco. A visita foi guiada por uma funcionária, com um roteiro programado. “A duração foi de 4h e nós temos a chance de ver de perto o parque gráfico da empresa, tirar dúvidas com os especialistas de cada setor, além de conhecer os trabalhos mais importantes já desenvolvidos/executados”, conta a professora Hennes.

A professora explica que no processo de produção gráfica, o conhecimento dos recursos da empresa é fundamental para que os estudantes possam desenvolver projetos inovadores, criativos e inteligentes. Assim, a visita a uma gráfica de grande porte dá oportunidade de conhecer todas as etapas pelas quais um projeto de design gráfico passa, desde sua concepção até execução final. “A visita também ajuda os alunos na compreensão de que trabalhar em parceria com fornecedores competentes e comprometidos com a qualidade e o prazo de entrega dos trabalhos são aspectos fundamentais”, afirma.

Durante a disciplina, os alunos discutem os processos industriais de produção gráfica, o que inclui, especialmente, a impressão offset de grande tiragem e os acabamentos gráficos especiais (como hot stamping, relevo seco, verniz localizado, faca de corte especial, etc). “A gráfica orgulha-se de apresentar-se como a gráfica mais premiada do Brasil, sendo a única gráfica do mundo a ganhar três troféus do prêmio Sappi [o reconhecimento de maior prestígio mundial para excelência em impressão]. Essa foi a segunda vez conseguimos levar alunos para Recife. A Ufal teve papel fundamental ao incentivar o conhecimento fora da sala de aula, disponibilizando o transporte para conduzir a todos com conforto e segurança”, conclui a professora.