Alunos do Paespe participam de atividade do curso de Meteorologia

Professores do Icat apresentaram aos estudantes as diversas áreas de atuação de um meteorologista

25/10/2016 15h54 - Atualizado em 25/10/2016 às 15h55
Natália Fedorova falando sobre a meteorologia sinótica

Redação Ascom

Vai pegar um casaco antes de sair de casa? Quando é a melhor época para plantar? É seguro para o avião decolar? Essas e outras perguntas foram tema da atividade promovida na última quarta-feira (19), com os alunos do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado de Alagoas (Paespe), que visitaram o Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) e conheceram o curso de Meteorologia.

Os professores do curso apresentaram aos estudantes as diversas áreas de atuação de um profissional meteorologista. O encontro contou com a participação dos professores Glauber Mariano (coordenador de extensão do Icat), Humberto Barbosa, Marcos Moura (diretor do Instituto) e Natália Fedorova.

Os alunos visitaram alguns laboratórios do Instituto e conheceram equipamentos que auxiliam no monitoramento de atmosfera. O objetivo da apresentação foi mostrar a esses estudantes que a meteorologia é um campo vasto, não se restringindo apenas à previsão do tempo como a maioria imaginava.

Os alunos estão nas últimas semanas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em 5 e 6 de novembro. Nesta reta final, estão conhecendo os cursos superiores ofertados pela Universidade Federal de Alagoas a fim de facilitar a escolha no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Meteorologia

O papel de um profissional meteorologista na sociedade envolve muito mais que previsão do tempo, pois a meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos físico-químicos que ocorrem na atmosfera e como esses fenômenos afetam o tempo e o clima.

Essa área, por natureza, é multidisciplinar onde os discentes estudam disciplinas com conteúdo de áreas como física, matemática, estatística, oceanografia, química, biologia, engenharia ambiental, computação, dentre outras. Entretanto, uma parcela da sociedade associa meteorologia somente com Previsão do tempo. Dessa forma, o projeto visa difundir que a Meteorologia através da divulgação com cartazes, palestras e experimentos científicos para alunos do ensino médio do município de Maceió-AL.

Segundo o professor Glauber Mariano (coordenador do Projeto), pretende-se apresentar o estudo da atmosfera e sua relação com a sociedade bem como fazer um vínculo entre o conhecimento aprendido no ensino médio e a profissão de meteorologista.

Paespe

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), desde 1992 atende estudantes da rede pública de ensino, preparando-os para o ingresso em um curso de ensino superior através de aulas, palestras, visitas técnicas e o curso de informática básica.

Anualmente são atendidos cerca de 200 alunos, o público alvo são estudantes entre o 9° ano do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio. As atividades são realizadas no Centro de Tecnologia da UFAL sob coordenação do professor Roberaldo Souza, criador do Programa.

Cerca de 43% dos alunos que passaram pelo Programa ingressaram em um curso superior na Ufal, considera-se o percentual de aprovações satisfatório principalmente se forem contabilizados os ingressos em outras instituições de ensino (Uncisal, Uneal e em instituições privadas através do Prouni).