Proest alerta alunos para documentação exigida pelos programas de assistência estudantil

Documentos devem ser enviados em PDF, conforme ordem estabelecida pelo edital

11/01/2016 11h21

Jhonathan Pino – jornalista e Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Há 40 dias com as inscrições abertas para os programas de assistência de estudantil, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas notou que grande parte dos candidatos está tendo seus pedidos indeferidos por falta de atenção dos alunos em relação à documentação exigida. Em razão disso, estão sendo divulgadas dicas para que os alunos interessados tenham êxito no acesso à Bolsa Pró-graduando, ao Programa de Ações-Interdisciplinar (Painter), ao Restaurante Universitário, à Residência Universitária Alagoana (RUA), auxílio-alimentação ou auxílio moradia. Ao todo são 800 vagas e oportunidades para todos os campi e a data para realizar as inscrições se encerra no próximo dia 29 de janeiro.

Independente da bolsa que esteja desejando e do campus que faça parte, é necessário que o aluno atente para a documentação solicitada, que está especificada no item 7 do Edital: fotografia 3X4 (de frente e recente); os termos de compromisso específicos para a assistência desejada, disponíveis nos Anexos VI e VII; cópias da Carteira de Identidade do candidato e da e de cada um dos membros da família ou, em caso de menor de idade, cópia da Certidão de Nascimento; cópias do CPF do candidato e de cada um dos membros da família ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido no site da Receita Federal, além de uma cópia do Histórico Escolar do ensino médio, antigo 2º Grau.

Também são exigidos uma cópia da conta de energia elétrica atual; uma cópia da conta de água atual; uma cópia do recibo e/ou contrato de aluguel, autenticadas (no caso de imóvel alugado); uma cópia do contrato de financiamento de imóvel, autenticadas (no caso de imóvel financiado); Declaração de Composição Familiar – assinada pelo próprio candidato, atestando quantas pessoas compõem a sua família, as que recebem renda e os respectivos valores recebidos, conforme modelo em Anexo I do Edital e comprovação de renda do candidato e de todos os membros da família que possuem renda, na forma prevista no subitem 7.2.1.

As únicas diferenças de exigência para os candidatos são as cópias do comprovante de matrícula e do Histórico Analítico, que são obrigatórios para todos os alunos, exceto aqueles que estão ingressando na universidade no semestre letivo 2015.2.

Todos esses documentos devem ser enviados no ato de inscrição do candidato, de forma digitalizadas, em formato PDF e na ordem descrita no item 7.10 do Edital. Os questionários de inscrição encontram-se disponíveis no Portal do Estudante. Lembrando que cada Unidade de Ensino e os campi têm seu próprio questionário.

Entenda as regras

A seleção será realizada pela Proest e podem concorrer os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial com matrícula ativa e que possuam renda familiar, per capita, menor ou igual a um salário-mínimo e meio.

O edital estabelece, ainda, alguns requisitos exclusivos para os programas:

– Referente à Bolsa Pró-graduando e aos auxílios-moradia e alimentação: o candidato não pode estar recebendo bolsa de qualquer outra natureza (tais como Pibic, Pibiti, de Extensão, PET ou Emergencial, de Monitoria), com base no que dispõe o Decreto nº 7.416/2010.

– Sobre a RUA e o auxílio-moradia: o candidato deve ser oriundo de estado, município ou povoado diverso da unidade onde estuda; não dispor de estrutura familiar estabelecida no município onde estuda e estar de acordo, no caso da residência, com as normas elencadas no termo de compromisso específico Anexo 7 do edital.

Cerca de 800 vagas estão sendo ofertadas e a quantidade, assim como a distribuição por campi e unidade de ensino, pode ser vista no item 4 do edital. As fases de análise documental e de entrevistas ocorrem até o dia 23 de fevereiro e o resultado final será divulgado em 3 de março, na página da Ufal.

Vale reforçar que a Proest poderá, a qualquer momento, convocar o estudante para a realização de entrevistas sobre sua condição socioeconômica ou efetuar visitas ao local de domicílio do estudante, bem como consultas a cadastros de informações socioeconômicas para comprovar o que foi dito e entregue no processo de inscrição. Para outras informações, consulte edital ou entre em contato com o setor de Assistência Estudantil da Proest pelo telefone (82) 3214-1079.