Colação de grau coletiva reúne mais de cem estudantes na Reitoria

Solenidade foi conduzida pelo vice-reitor, José Vieira, que desejou sorte a todos na nova etapa

27/01/2016 18h24 - Atualizado em 25/02/2016 às 17h10
Os 106 estudantes fizeram o juramento durante a colação de grau

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

O vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Vieira, conduziu a primeira cerimônia coletiva de colação de grau da nova gestão. Realizada no auditório Nabuco Lopes, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, a solenidade reuniu 106 estudantes de 21 cursos da Ufal. Na oportunidade, o novo gestor parabenizou os formados e destacou a relevância da colação de grau.

“A importância da colação de grau não está na roupa ou na pompa da solenidade, mas na coroação da chegada de um ponto de partida, que começa hoje. Este novo ponto de partida é a abertura de um novo caminho cheio de oportunidades. Acredito que as dificuldades não foram poucas, mas parabenizo aos formandos pelo empenho e dedicação durante o tempo de curso e aos familiares que apoiaram e incentivaram os graduados”, disse José Vieira.

E por falar em familiares, o formando de licenciatura em Matemática, Francisco de Assis, estava acompanhado da mãe, esposa e duas irmãs que segundo ele, fizeram questão de vir para a cerimônia prestigiá-lo. Ele é o primeiro membro da família a concluir um curso de graduação. “Tive algumas dificuldades para chegar até aqui, porque durante a graduação precisei dar uma pausa, por exemplo, para trabalhar e além disso, enfrentei duas greves... Mas, hoje só tenho que agradecer a Deus e a todos que me apoiaram durante a graduação", destacou.

Francisco, porém, não considera esse um ponto final. Recentemente, ele fez a prova do Programa de Pós-graduação em Ciências da Matemática (PPGCIM) e aguarda o resultado. “Meu foco agora é fazer pós-graduação e prestar concurso. Afinal, para me tornar professor de instituições federais de educação é necessário ir além da graduação”, salientou.

Teve também quem viesse do interior, como foi o caso da Geovanna de Alencar. Natural de Santana do Ipanema, a concluinte de Ciências Contábeis ressaltou a presença da Universidade no Sertão. “A Ufal me proporcionou a possibilidade de acesso ao ensino superior e a realização de um sonho. Não foi fácil o processo seletivo, mas foi uma conquista a aprovação. Agora, pretendo dar continuidade aos estudos e focar no mercado”, destacou.

Outra graduada é a estudante de Jornalismo, Larissa Layane. Ela destacou que, mesmo com todas as dificuldades existentes no curso, se sente aliviada pela conclusão dessa etapa. “É um alívio depois de quatro anos, finalmente, concluir a graduação. No curso, tivemos problemas, mas agradeço aos professores que, apesar das dificuldades, desenvolveram projetos que auxiliaram nossa formação. Darei continuidade aos estudos fazendo pós-graduação numa área que una duas coisas que amo: esportes e escrever”, concluiu.