Alunos da Ufal desenvolvem projeto internacional de empreendedorismo social

Plano está em fase de captação de recursos e inscrição de colaboradores

11/01/2016 17h53 - Atualizado em 25/02/2016 às 17h11
Danielly Pierozan, Arthur Felipe Guedes e Leonardo Domingues, de Engenharia Química, e Ana Karolina Corado

André Ferro -  estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas sediará na próxima quinta-feira, 14, na Praça da Paz, ao lado do prédio onde funcionava o antigo Restaurante Universitário, evento de credenciamento de colaboradores para o projeto Enactus, de incentivo ao empreendedorismo social. O evento acontecerá em dois momentos: pela manhã, às 9h e, à tarde, a partir das 15h.

O momento terá como objetivo dar esclarecimentos sobre o projeto e de qual forma ele será aplicado em sociedade, além do recrutamento para aqueles que desejarem integrar a equipe. O Enactus será apresentado pela primeira vez para a comunidade acadêmica alagoana.

O termo que nomeia o projeto internacional vem da junção de três palavras em inglês: entrepreneurial, action us, que significam, numa tradução adaptada, “nossa ação empreendedora”. O Enactus nasceu do interesse de alunos da Ufal em aplicar seus conhecimentos em sociedade por meio do empreendedorismo social.

O grupo é formado atualmente por cerca de dez jovens e está em fase de recrutamento para, em seguida, iniciar as atividades que estão sendo planejadas. Além dos alunos, o projeto é aberto a todos os professores que desejarem apoiar a iniciativa.

“A gente quer recrutar novos membros para os nossos projetos sociais. O objetivo principal é fazer o empreendedorismo social e empoderar pessoas. A gente vai fazer projetos como, por exemplo, o que foi feito na Austrália capacitando mendigos para serem guias turísticos”, afirmou a aluna de Engenharia Química, Danielly Cortês.

Segundo a equipe, o diferencial do Enactus é que ele tem uma dinâmica contínua. As ações não são pontuais, elas possuem acompanhamento para que se perpetuem. No momento, estão sendo realizadas duas ações transformadoras: a compostagem dos alimentos, que consiste no reaproveitamento do lixo para produzir adubo e sabão e, paralelamente, a ressocialização e a capacitação de catadores de lixo em Maceió.

“A gente está fazendo a ressocialização dos catadores, a inclusão social deles, fazê-los saber da importância da cadeia produtiva do lixo, onde eles têm papel fundamental”, explicou o estudante de Engenharia Química, Arthur Felipe Guedes.

Um dos princípios da Enactus é sua característica multidisciplinar. No próximo dia 25, a comissão organizadora do projeto estará reunida para fazer a seleção do recrutamento que será feito na próxima quinta-feira, 14, na Praça da Paz, ao lado do antigo Restaurante Universitário do Campus A.C. Simões.

Todos estão convidados a participar do evento e se inscreverem nessa iniciativa que promove a aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula na sociedade.

O recrutamento também pode ser realizado pelo pela internet; saiba mais