Estudantes de Maceió e Arapiraca apresentam trabalhos do Pibid no Matfest 2015

24/11/2015 13h03 - Atualizado em 24/11/2015 às 13h05
Estudantes apresentam trabalhos do Pibid no Matfest 2015

Rosiane Martins – estudante de Jornalismo

Estudantes dos campi A.C. Simões, em Maceió e Arapiraca que desenvolvem pesquisas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) apresentaram o resultado de dez projetos que envolveram escolas públicas dos dois municípios. As graduandas Beatriz Nunes e Raquel Paes, ambas do 5º período de Matemática expuseram um projeto onde desenvolveram técnicas para fixar assuntos da matéria no aprendizado dos alunos.

“A nossa pesquisa é sobre oficina de Jogos de Recursos Lúdicos e Audiovisuais para alunos do 9º ano. Estávamos realizando algumas atividades na Escola Estadual Benedita de Castro Lima, no bairro do Clima Bom 2 e percebemos que os alunos tinham dificuldade para fixar o conteúdo passado em sala de aula, então decidimos usar outros elementos para facilitar a fixação dos assuntos, com o intuito de melhorar o aprendizado dos estudantes”, destacou Raquel.

As estudantes passaram a utilizar oficinas sobre matemática se utilizando de vídeo-aulas, jogos e até a tecnologia para ajudar os alunos. A ideia é colocar uma metodologia onde o ensino da matéria aconteça de forma diferente, que motive os alunos, com mais interação. Os professores José da Silva Barros e José Fábio Boia são os coordenadores do Pibid em Arapiraca e André Flores e Vânio Fragoso, são os coordenadores do Pibid em Maceió.

Vânio Fragoso aproveitou a oportunidade e falou sobre os trabalhos realizados no Campus Arapiraca. “O Pibid Sempre foi bem destacado, nossas pesquisas estão sempre em eventos nacionais  e importantes como o Encontro Nacional de Ensino de Matemática", comentou o docente.

Além das apresentações desta segunda-feira, ainda serão realizadas outras seis na quarta-feira, 25, com estudantes da Ufal e trabalhos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

O Matfest

O Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas iniciou nesta segunda-feira (23) o MatFest. A abertura foi realizada no início da manhã no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió e o evento é voltado para alunos do ensino fundamental, médio e superior. Além disso, conta com uma programação diversificada, com exposições, palestras e mesas-redondas, além de apresentações citadas.

O evento terá, ainda, palestras de professores da Ufal e de outras instituições de ensino superior do país. Estarão presentes os professores Adán Corcho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Emilio Ashton Vital Brasil, da International Business Machine (IBM); e Mauro Luiz Rabelo, da Universidade de Brasília (UNB).

O MatFest tem tido a colaboração de outras instituições como as Federais da Bahia (UFBA) e do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento tem abrangência regional e atrai alunos da capital e do interior de Alagoas, além de estados como Bahia, Pernambuco e Sergipe.