Estudantes do Ceca apresentam trabalhos sobre melhoramento de plantas

A Ufal foi representada em evento nacional realizado em Goiás

01/09/2015 19h17
Alunos do Ceca que apresentaram trabalhos em Goiás

Manuella Soares - Jornalista

Alunos do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas apresentaram trabalhos num evento nacional realizado no último mês de agosto, em Goiás. Alagoas foi o estado do Nordeste com maior representação no 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas.

O evento foi promovido pela Universidade Federal de Goiás em parceria com a Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas. O Ceca foi representado por sete alunos do curso de Agronomia e um ex-aluno do mestrado em Produção Vegetal, que apresentaram trabalhos que são frutos das pesquisas realizadas na Ufal.

Já consolidado na área, o congresso teve mais de 1.500 participantes entre estudantes, palestrantes, profissionais renomados, empresas, instituições públicas e produtores, que puderam debater e trocar experiências em temas voltados para o melhoramento de plantas. De acordo com o aluno Jackson da Silva, as discussões levantadas no evento poderão nortear as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para a agricultura moderna e sustentável no mundo todo. As temáticas também serviram para aperfeiçoar as técnicas já utilizadas no Ceca.

“O congresso apresentou uma programação muito boa com minicursos e com palestras de temas relevantes, onde foram apresentados novos conceitos, assim, despertando a curiosidade de aprender e usar o aprendizado para enriquecer ainda mais os programas de melhoramento de milho, melão e batata-doce desenvolvidos pelo Setor de Melhoramento Genético de Plantas do Ceca, sob a coordenação do professor Paulo Vanderlei Ferreira”, comentou Jackson.

“O sentimento que ficou foi que ainda temos muito a aprender, mas também nos mostrou que somos capazes de superar as adversidades e nos incentivou a adquirir novos conhecimentos a fim de melhorar a agricultura e os programas de novas culturas desenvolvidas pelo SMGP”, ressaltou o graduando Lucas Alceu.

O aluno Jadson Teixeira apresentou um trabalho sobre milho em consórcio com feijão e aproveitou para estreitar as relações com profissionais que trabalham na área de melhoramento genético de plantas. “Tive a oportunidade de ter novos contatos com profissionais e professores renomeados na área de melhoramento que até então só tinha conhecido através de suas publicações. O evento mostrou o quanto o melhoramento é importante e que será a saída para o aumento da qualidade e quantidade de alimento no mundo, durante o evento tive a certeza que estou no caminho certo e voltei mais motivado a seguir nessa área que é tão nobre dentro da Agronomia”, comentou.

A experiência de participar e apresentar trabalho num evento nacional também foi marcante para a vida acadêmica do doutorando Islan Diego Espindula. “Pudemos ver as expectativas de mercado para o melhorista, além de observar o nível de conhecimento das pesquisas de ponta no Brasil e conhecer as autoridades que fizeram do melhoramento a área de maior importância para a agricultura no país”, destacou o aluno. Também apresentaram trabalhos os estudantes Douglas Ferreira, Artur Pereira, Felipe dos Santos e Yago Calheiros.