Ufal está entre as primeiras federais em números de inscritos para Formula Santander

Programa de bolsas atende a alunos de 13 cursos, veja abaixo quais são

13/08/2015 11h26 - Atualizado em 13/08/2015 às 12h29

Jhonathan Pino - jornalista 

A menos de um mês para o encerramento das inscrições do Programa de Bolsas Fórmula Santander, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é a quarta em número de inscritos entre as federais, perdendo apenas para as Universidades Federais do Ceará (UFC), Fluminense (UFF) e do Pará (UFPA), além de ser décima oitava no ranking geral, liderado pela Kroton. 

Alunos de Química, Matemática, Música, Ciências Sociais, Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Pedagogia, Geografia, História, Letras (Espanhol), Teatro e Filosofia têm até o dia 11 de setembro para não deixar passar a oportunidade de estudar no exterior. De acordo com o edital, são duas vagas exclusivas da Ufal. 

Os discentes podem escolher entre cinco universidades mexicanas, uruguaias e argentinas. Os inscritos passarão por três etapas de seleção, sendo a primeira realizada dentro dos cursos; a segunda, na Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), no prédio da Reitoria; e a terceira na Universidade receptora do aluno. 

Para se juntar aos 89 inscritos da Ufal, o interessado tem que se inscrever na página do Formula Santander, disponível até o dia 11 de setembro. Dois dias depois, 13, é a data de encerramento para entrega dos documentos listados pelo Edital na coordenação de cada curso. 

Os alunos deverão comparecer às coordenadorias com documento que comprove conhecimento na língua espanhola, o histórico analítico assinado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), o comprovante de matrícula, o currículo lattes, cópias de RG e do CPF, além das fichas preenchidas na página do Formula Santander e de plano de estudos, disponibilizados pela ASI. 

Será selecionado um aluno de cada curso para a segunda etapa, na qual os candidatos passarão por avaliações de desempenho acadêmico, baseados no coeficiente do histórico escolar; na produção intelectual (participação em monitoria e projetos de pesquisa e extensão), além de terem suas habilidades sociais testadas. Os nomes dos dois selecionados serão enviados para as instituições escolhidas, para que façam a avaliação. 

O resultado final sai no dia 2 de outubro e os alunos escolhidos receberão bolsas de 5 mil euros para serem utilizadas no primeiro ou no segundo semestre de 2016, quando deverão fazer o intercâmbio.