Ufal abre 16 vagas para projeto de extensão Samu nas Escolas

18/08/2015 18h22
Equipe do projeto Samu nas Escolas

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Faculdade de Medicina (Famed), está com inscrições abertas para o projeto de extensão Samu nas Escolas. Com um total de 16 vagas, alunos de Serviço Social, Enfermagem e Medicina que estiverem interessados têm até 25 de agosto para se inscrever, exclusivamente pelo e-mail: inscricao.samunasescolas@gmail.com. Vale reforçar que só podem participar apenas alunos de Faculdades e Universidades de Alagoas.

Para efetivação da inscrição, o candidato deverá enviar o anexo 1 disponível no edital devidamente preenchido e comprovante de matrícula atualizado para o e-mail citado acima. A inscrição só será aceita com todos os dados do anexo 1 preenchidos de forma correta. Em seguida, o candidato deve ficar no aguardo de retorno; não havendo confirmação da sua inscrição até o dia seguinte, 26, deverá entrar em contato com o e-mail oficial do projeto samunasescolas.ufal@gmail.com.

O processo seletivo será composto de duas etapas: a primeira é avaliação da Carta de Intenção e a segunda, entrevista; ambas de caráter classificatório e eliminatório. Para a entrevista, que será no dia 29 de agosto, das 8h às 12h, na sala com o logo do projeto, localizada no prédio da Famed, no Campus A.C. Simões, em Maceió, serão convocados os 30 primeiros colocados, de acordo com a pontuação atribuída à Carta de Intenção.

A entrevista será realizada em três etapas: diálogo individual sobre questões relacionadas à intencionalidade do candidato em participar do projeto; apresentação oral de um minuto e meio em linguagem acessível ao público infantil, respondendo a uma pergunta que será divulgada junto ao resultado da pré-seleção para a entrevista e, por último, uma oficina de construção de cartazes do projeto. Para essa etapa os candidatos devem levar uma folha de Papel 40 e uma caixa de giz de cera.

Conforme o edital, existem alguns pré-requisitos para quem estiver interessado em participar do projeto, são eles: ser universitário, a partir do primeiro ano de curso; ter disponibilidade quinzenalmente às sextas pela manhã ou à tarde; disponibilidade mensalmente aos sábados. Vale destacar que as atividades desempenhadas são trabalho voluntário e os alunos serão certificados como monitores do projeto, com certificado de extensão emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O resultado com os classificados deve ser divulgado no dia 4 de setembro, por e-mail e pelas redes sociais oficiais do projeto. Veja o edital aqui.

Samu nas Escolas: conscientizando estudantes

Projeto extensionista da Ufal em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Maceió, o Samu nas Escolas consiste em fazer com que os participantes realizem ações com estudantes a partir do 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da capital, para conscientizá-los sobre os malefícios que os trotes causam ao fluxo de serviços prestados pelo Samu, além de ofertar oficinas de primeiros socorros.

Hoje, os trotes representam aproximadamente 70% das chamadas mensais recebidas na central de regulação maceioense e, para diminuir essa estatística, o projeto, coordenado pelo professor Diogo Borba, realiza palestras da forma mais lúdica possível, utilizando canções, dinâmicas, dramatizações e jogos, além de sempre buscar uma linguagem acessível ao público ouvinte. Quem for selecionado deverá participar obrigatoriamente de 75% das atividades planejadas: às sextas, das 7h30 às 12h ou 13h30 às 18h, e das oficinas de formação e planejamento que acontecerão mensalmente aos sábados, das 8h às 11h, no Campus A.C. Simões, em Maceió. O projeto tem duração de um ano e o aluno pode renovar sua participação por anos seguintes.

O edital reforça ainda aos interessados que, no decorrer do projeto o atraso em alguma das atividades, sem prévia justificativa plausível, implicará em advertência. Além disso, quem tiver acúmulo de até três advertências é convertido em uma falta, que ao ultrapassarem 25% da carga horária do semestre, acarretam em desligamento do projeto.

Confira a página do Samu nas Escolas no Facebook e acompanhe todas as informações sobre o projeto.