Ufal abre inscrições para Bolsas Formula Santander

Estudantes de Licenciatura têm até o dia 11 de setembro para se candidatarem

14/07/2015 18h04 - Atualizado em 17/07/2015 às 15h14

Jhonathan Pino - jornalista

As inscrições para o Formula Santander já começaram. Desde o dia 10 de julho alunos de Química, Matemática, Música, Ciências Sociais, Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Pedagogia, Geografia, História, Letras (Espanhol), Teatro e Filosofia podem se candidatar para uma das cinco universidades mexicanas, uruguaias e argentinas disponibilizadas pelo Programa.

Este ano, serão destinadas duas vagas para alunos matriculados na Ufal. Os candidatos devem passar por três etapas, sendo a primeira realizada dentro dos cursos; a segunda, na Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), no prédio da Reitoria; e a terceira na Universidade receptora do aluno. Antes de tudo, o interessado tem que se inscrever na página do Formula Santander, disponível até o dia 11 de setembro. Dois dias depois, 13, é a data de encerramento para entrega dos documentos listados pelo Edital na coordenação de cada curso.

Os alunos deverão comparecer às coordenadorias com documento que comprove conhecimento na língua espanhola, o histórico analítico assinado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), o comprovante de matrícula, o currículo lattes, cópias de RG e do CPF, além das fichas preenchidas na página do Formula Santander e de plano de estudos, disponibilizados pela ASI.

Será selecionado um aluno de cada curso para a segunda etapa, na qual os candidatos passarão por avaliações de desempenho acadêmico, baseados no coeficiente do histórico escolar; na produção intelectual (participação em monitoria e projetos de pesquisa e extensão), além de terem suas habilidades sociais testadas. Os nomes dos dois selecionados serão enviados para as instituições escolhidas, para que façam a avaliação.

O resultado final sai no dia 2 de outubro e os alunos escolhidos receberão bolsas de 5 mil euros para serem utilizadas no primeiro ou no segundo semestre de 2016, quando deverão fazer o intercâmbio.