Ufal inscreve para TOEFL iTP até 26 de julho

Provas de proficiência tem quatro novas datas e se encerram no dia 30 de julho

26/06/2015 16h47

Jhonathan Pino - jornalista

O Programa Inglês Sem Fronteiras (ISF) prorrogou o prazo de inscrições para aplicações das provas do TOEFL iTP. O exame de proficiência é exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de Língua Inglesa. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 26 de julho.

Podem ser feitas por meio do endereço eletrônico isfaluno.mec.gov.br, onde é disponibilizado um link para os interessados se inscreverem no teste de proficiência. Sérgio Ifa, coordenador do programa na Ufal, detalha os procedimentos de quem vai acessar pela primeira vez o sistema: “Do lado esquerdo tem 'solicitar primeiro acesso', clique aí. Abrirá uma nova tela para preencher os dados solicitados. O próprio sistema checará suas informações. Se tudo estiver correto, você receberá uma senha no e-mail cadastrado. Quando tiver recebido a senha, volte ao link inicial isfaluno.mec.gov.br, entre em teste de proficiência e desta vez, do lado direito, você entra com seu CPF e a senha enviada. Lá irá aparecer Ufal e a data do teste para você se inscrever. Você poderá enxergar o Campus A.C. Simões e um horário para fazer o teste. Clique e confirme”.

As próximas datas para a aplicação de provas na Ufal são 2, 9, 20 e 30 de julho. Sérgio ainda frisa que são as últimas chances para alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e docentes da Ufal fazerem o teste TOEFL iTP. Aqueles que já se inscreveram, mas não compareceram à realização da prova em dias anteriores, deverão enviar para o e-mail isf.ufal@gmail.com as seguintes informações: nome completo, data do teste e CPF, para que possa ser pedida a nova liberação ao Ministério da Educação (MEC).

Além de certificar os alunos interessados em fazer intercâmbios, as pontuações do TOEFL iTP também servem para verificar o nível que o aluno se encontra no idioma e indicá-lo para os cursos ofertados pelo Núcleo de Línguas da Ufal (Nucli). Para mais informações sobre as funcionalidades da prova, acesse Núcleo de Línguas convida comunidade para participar do TOEFL e aulas de conversação.