Proest realiza reunião com direção do HU sobre agendamento de consultas

Principal pauta foi a demora do agendamento nas consultas dos estudantes

27/04/2015 12h24 - Atualizado em 27/04/2015 às 19h02
Reunião de representantes da Proes com o superintendente do HU, Paulo Teixeira

Rosiane Martins – estudante de Jornalismo

Na última quinta-feira (23) aconteceu na Pró-reitoria Estudantil (Proest) uma reunião com seus representantes e a direção geral do Hospital Universitário (HU). Na ocasião estiveram presentes os psicólogos Emanuel Belarmino e Lucéria Lima; as assistentes sociais Maria Betânia Fernandes e Danielle Marinho; a professora Ruth Vasconcelos, coordenadora de Política Estudantil e o diretor do HU, Paulo Teixeira.

Segundo Ruth Vasconcelos, o que motivou a reunião foi o intuito de agilizar o atendimento dos estudantes no hospital, pois existe uma demanda permanente de alunos, sendo grande a procura pelos mais variados tipos de especialidades médicas.

Esta reunião é justamente para termos um diálogo e criarmos alternativas para melhorar o atendimento e suprir a demanda da Universidade”, destaca Ruth. Já o diretor Paulo Teixeira garantiu que irá dialogar mais com a Ufal, em especial com a Proest, responsável por fazer a mediação entre os estudantes e o hospital e que terá um olhar mais atento no que diz respeito ao atendimento dos estudantes.

Sobre o programa

A assistência à saúde do estudante está prevista no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) como uma das frentes de atuação junto ao estudante de graduação, como meio de proporcionar melhorias com vistas a permanência do aluno. Mas, há uma grande dificuldade no atendimento às necessidades dos estudantes que tem seu encaminhamento realizado pela Gerência de Assistência Estudantil (GAE) da Proest.

Dados oficiais

De acordo com a Proest, em 2014 foram realizados 1.158 encaminhamentos, dos quais 38 foram para atendimentos Psicológicos (Ichca) e 163 para o Gabinete Odontológico. Todos os demais foram para o HU, sendo as especialidades mais procuradas: Otorrinolaringologista (64), Cardiologia (64), ortopedista (81), oftalmologista (136), dermatologista (142) e ginecologista (177). Em comparação com o relatório de gestão do ano de 2013, foi observado o mesmo padrão de procura.