Evento da Faculdade de Odontologia discute programa nacional Brasil Sorridente

Coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca Jr., apresentou um panorama do projeto GraduaCEO em Alagoas

30/04/2015 11h17 - Atualizado em 04/05/2015 às 17h05

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo 

Na última quarta-feira (29), a Faculdade de Odontologia (Foufal) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), recebeu o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca Júnior, que apresentou um panorama do projeto nacional GraduaCEO – Brasil Sorridente desenvolvido em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação. O projeto visa ampliar os mecanismos de cooperação entre gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES) com os cursos de graduação em odontologia, e dessa forma estender a oferta e acesso de serviços de saúde bucal à população. 

De acordo com Gilberto, o projeto GraduaCEO é financiado com recursos do Governo Federal. “A finalidade desse novo componente do Brasil Sorridente é potencializar o aparelho formador brasileiro, que são nossas universidades, e dessa forma, aproveitar o que a Ufal tem de melhor, adequando a formação dos estudantes ao mercado de trabalho, através de ações das clínicas em parceria com o maior empregador na área da saúde, o SUS”, explicou. 

A nossa clínica atende em média mais de 500 pacientes por mês, mas todas as despesas são custeadas pela universidade, pois não recebemos nenhum recurso do estado ou do município, o que inviabiliza, infelizmente, o atendimento de outros pacientes. Esta proposta dos Ministérios da Saúde e Educação através do GraduaCEO, não só financiará as ações realizadas pela clínica, como trará benefícios aos estudantes ao unir os conhecimentos obtidos durante a graduação à qualificação profissional”, destacou o diretor da Foufal, Jorge Alberto Gonçalves. 

Durante o encontro estavam presentes alunos e membros do Centro Acadêmico do curso de odontologia, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Ufal, além dos diretores e coordenadores e seus respectivos vices da Foufal que discutiram e tiraram dúvidas sobre o projeto.