Alunos de Computação participam de curso de Instrumentação Eletrônica

Formação serve como estímulo para estudantes e apresenta equipamentos de uso profissional

24/04/2015 14h50 - Atualizado em 27/04/2015 às 19h58
Curso de Instrumentação Eletrônica é ofertado a alunos de Computação

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Alunos de graduação, pós-graduação e professores da área de Computação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participaram, na última semana, do curso de Instrumentação Eletrônica. A aula foi ministrada pela empresa Datasonic, distribuidora de equipamentos da empresa Keysight Technologies, que fornece os equipamentos utilizados no Instituto de Computação (IC).

A política de trabalho da empresa é oferecer formações integradoras escola-empresa e empresa-empresa, pelo menos duas vezes por mês, em todo nordeste. A Datasonic trouxe para Ufal equipamentos para demonstração e um laboratório de capitação de dados móvel.

Na prática, instrumentação eletrônica é retirar dados de circuitos de equipamentos como fontes de bancada, geradores de sinal aleatório, multímetro e osciloscópio, que são utilizados principalmente na indústria e no ensino das engenharias.

De acordo com Alexandre Morais, representante da empresa em Campina Grande (PB), a maior preocupação é com os futuros profissionais e sua colocação no mercado de trabalho: "Sabemos da carência que o mercado tem de mão de obra qualificada. Com a formação, estamos incentivando os estudantes a conhecerem os equipamentos com os quais vão lidar na vida profissional", disse.

Para o professor da Ufal, Davi Bibiano Brito, outra vantagem de oferecer capacitação é estimular os estudantes a continuarem com a graduação até o final. "Alunos já desistiram do curso ou migraram para outras instituições pela falta de equipamentos. Agora que temos instrumentos de ponta é extremamente necessário saber utilizá-los", concluiu.