Trabalho de ex-aluno de Sistemas de Informação EAD é aceito em simpósio na Espanha

Cheops Malta vai apresentar artigo no 30th Symposium On Applied Computing, realizado de 13 a 17 de abril

12/03/2015 12h59
Cheops Malta comeora a conquista

Ascom Cied

O ex-aluno do curso Sistemas de Informação na modalidade Educação a Distância (EAD), Cheops Malta, vem contabilizando novas conquistas acadêmicas. Depois de ser aprovado no mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ele se prepara para apresentar trabalho científico num simpósio internacional na cidade de Salamanca, na Espanha.

O 30th ACM/SIGAPP Symposium On Applied Computing acontece no período de 13 a 17 de abril deste ano. A classificação do evento é Qualis A1, o nível mais alto no sistema brasileiro de avaliação. O artigo A Survey Analysis on Goal Orientation Changes in na Information Systems Distance Course: A Brazilian Case Study é fruto do estudo e das pesquisas do grupo formado por Cheops Malta, Ig Ibert Bittencourt, Alan Pedro da Silva e Ranilson Araújo Paiva.

“Nesse estudo nós buscamos classificar a motivação de um grupo de estudantes do curso de Sistemas de Informação EAD da Ufal, utilizando como arcabouço a Teoria de Metas de Realização. A intenção foi investigar como características da motivação influenciam as percepções e interações dos estudantes enquanto eles aprendem”, explicou Cheops.

Para alcançar os objetivos da pesquisa, eles classificaram os estudantes e correlacionam suas classificações com o tempo que eles dedicam aos estudos e como avaliam os materiais ofertados. “Os resultados mostraram diferenças significativas nesses fatores entre estudantes com diferentes orientações e metas. Também identificamos mudanças na orientação à meta conforme o curso progride”.

Conceito 4 do MEC

O coordenador do curso de Sistemas de Informação EAD, Ailton Cruz, comemora mais uma relevante conquista para o curso, que atualmente obteve o conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). “A coordenação parabeniza nosso ex-aluno Cheops Malta e os co-autores do artigo por essa importante vitória acadêmica que enobrece a nossa graduação e nos estimula para atingir horizontes mais distantes”, reconheceu.

De acordo com ele, esse fato demonstra o bom nível de qualificação que alguns dos nossos alunos têm conseguido atingir. “Publicações internacionais, em qualquer área do conhecimento humano, são conquistas acadêmicas valiosas, devido às diversas dificuldades que devem ser superadas para que elas ocorram”, avaliou Ailton Cruz.