Programa Conexões de Saberes prorroga inscrições para monitores

Interessados em ensinar no Pré-Enem Comunitário têm até 27 de março para se inscrever

18/03/2015 17h38 - Atualizado em 18/03/2015 às 18h07

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Programa Conexões de Saberes, promovido da Pró-reitora de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), prorrogou o prazo de inscrições para os interessados em atuar como monitores do projeto Pré-Enem Comunitário deste ano. O prazo vai até o dia 27 de março, segundo o Edital 02/2015.

Podem se candidatar para as bolsas alunos de graduação, a partir do 3º período, de preferência de cursos de licenciatura, oriundos de escola pública, devidamente matriculados no Campus A.C. Simões. Para participar, o candidato a monitor deve ter disponibilidade para o cumprimento de 20 horas semanais, com no mínimo 10 horas no período da noite e comprovar vulnerabilidade econômica (veja o edital).

As inscrições serão realizadas das 9h às 17h na sala do Programa Conexões de Saberes, na Proex, no prédio da Reitoria, Campus A.C. Simões, em Maceió, mediante a apresentação dos seguintes documentos: cópia do histórico analítico; comprovante de matrícula; histórico escolar ou equivalentes de certificação do ensino médio em escola pública; comprovante de residência: recibos de água e luz e comprovante de renda familiar.

Estão sendo disponibilizadas oito bolsas para monitores das seguintes áreas: Atualidades (Humanas), Física, Letras (Língua Portuguesa), Letras (Literatura/Redação), Sociologia, História, com uma vaga para cada, e Química, com duas vagas.

O processo de seleção será realizado em duas etapas: avaliação das informações prestadas e documentação exigida no ato da inscrição, de caráter eliminatório; e entrevista, análise do histórico analítico e avaliação de aula ministrada pelo candidato, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março de 2015, de caráter classificatório. O resultado será divulgado no dia 7 de abril na Página da Proex, no Blog do Programa e nas salas do Programa Conexões de Saberes, no Bloco do Centro de Educação (Cedu) e na Proex.

O início das atividades será no dia 13 de abril, com uma capacitação obrigatória para os bolsistas selecionados e o não comparecimento acarretará na sua eliminação do programa. Mais informações pelo telefone: 3214-1078.

O Programa Conexões de Saberes tem o intuito de contribuir com a expansão do acesso ao ensino superior aos alunos de baixa renda. Para isso, mantém um curso preparatório para o Enem, ajudando muitos alunos de escolas públicas a superarem as deficiências da formação escolar. Mais informações confira o edital disponível em anexo no final desta página.