Fotografar planetas é hobby de aluno de Arquitetura

Flávio Fortunato teve uma de suas fotos publicadas pela Folha de São Paulo e já realizou palestra sobre o assunto em evento nacional

13/03/2015 14h23 - Atualizado em 13/03/2015 às 15h58
Estudante de arquitetura, Flávio Fortunato tem como hobby fazer fotografias de planetas

Pedro Barros – estudante de Jornalismo

A fotografia é um hobby de muitas pessoas. Elas dedicam tempo, investem em cursos e equipamentos para conseguir a imagem ideal. No entanto, o estudante do quarto período de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Flávio Fortunato, combinou as técnicas fotográficas com seu amor pelos astros: desde 2011, ele faz astrofotografia planetária - “a arte de fotografar os planetas do sistema solar”, como ele se refere.

E já se tornou destaque. Durante o 17º Encontro Nacional de Astronomia (Enast), realizado em novembro de 2014 no Campus A.C. Simões, em Maceió, Flávio ministrou uma palestra sobre métodos para se obter imagens em alta resolução dos planetas, voltada tanto para iniciantes quanto para veteranos. No mês de abril do mesmo ano, uma foto que fez de Marte foi parar no blog do jornalista Salvador Nogueira, da Folha de São Paulo, nacionalmente conhecido por reportagens na área de ciência.

Em Alagoas, ele conhece outras cinco pessoas apaixonadas por essa arte. Você confere, a seguir, um pouco sobre essa atividade e sobre a trajetória que o estudante traçou sobre ela:

Portal: Quando começou seu gosto pela astrofotografia?

Flávio Fortunato: Comecei na Astronomia depois que fiz um curso do Ceaal [Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas], na Usina Ciência, em 2011. A partir daí me apaixonei por essa área e comecei a desenvolver um hobby, que é a astrofotografia.

Portal: Que planetas você já fotografou?

Flávio Fortunato: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Faltam Urano e Netuno. [risos]

Portal: Qual seu planeta favorito de fotografar?

Flávio Fortunato: Júpiter, porque ele é o mais dinâmico do Sistema Solar, já que todo dia sua atmosfera apresenta uma cara nova, devido aos constantes eventos climáticos que modificam sua face vista da Terra. É como se fosse um laboratório de estudo meteorológico a céu aberto.

Portal: Como são feitas essas imagens?

Flávio Fortunato: Utilizo um telescópio voltado justamente para esse uso de fotografia e também uma câmera dedicada de alta performance, com alta sensibilidade, que possibilita que eu faça esse tipo de imagens.

Portal: É possível tirar fotos com uma câmera comum, compacta?

Flávio Fortunato: Sim, é possível. Mas o resultado não se compara com obtido de uma câmera dedicada. O foco de minha palestra foi justamente mostrar que, por um preço próximo ao de uma câmera compacta, você pode adquirir uma câmera de alta performance.

Portal: Quais suas maiores dificuldades para conseguir essas imagens? E quais delas você foi superando com a prática?

Flávio Fortunato: Uma dificuldade é a de ter que acompanhar manualmente a montagem do telescópio, já que o céu se move e é necessário que o telescópio também reproduza esse movimento para que o astro permaneça na tela. A constante prática e persistência me ajudaram a fazer um acompanhamento manual muito melhor que quando estava começando. Outro desafio é ter que esperar o dia em que a atmosfera está menos turbulenta na noite. Isso exige muita paciência, porque essas noites são raras num mês.

Portal: Você já recebeu algum reconhecimento na área?

Flávio Fortunato: Uma foto minha de Marte, que tirei no início de 2014, foi publicada no jornal impresso Folha de São Paulo, e no blog Mensageiro Sideral, do jornalista Salvador Nogueira, que trata de assuntos como astronomia e ciência.

Portal: Como ele conheceu sua foto?

Flávio Fortunato: Eu a postei num grupo do Facebook e ele perguntou se eu lhe autorizaria que ele postasse num blog. Eu disse que sim. Para minha surpresa, o blog a que ele se referia era o da Folha. [risos]

Portal: O que uma pessoa que deseja praticar astrofotografia deve fazer?

Flávio Fortunato: Ela deve conhecer os princípios do funcionamento do céu (movimento da esfera celeste) e saber identificar os planetas. Feito isso, caso ela queira fazer astrofotografia planetária, ela deve comprar um telescópio e uma webcam. Com um tempo, depois de muita dedicação, ela pode optar por uma câmera dedicada ou telescópio de abertura maior.

Confira a galeria de Flávio no site: http://www.astrobin.com/full/151717/B/.