Abertas inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional Top China

Interessados têm até 29 de março para se candidatar; duas vagas foram destinadas à Ufal

20/03/2015 16h09 - Atualizado em 20/03/2015 às 16h09
Abertas inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional Top China

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O programa de mobilidade internacional Top China, do Santander Universidades, parceria do Banco com as universidades brasileiras, está oferecendo duas vagasuma para aluno de graduação e outra para docentepara os interessados em participar do programa acadêmico a respeito dos temas Economia, Política e Cultura, nas Universidades de Shanghai Jiao Tong e de Peking. As inscrições vão até o dia 29 de março, no Site do Programa e a entrega de documentos, nas respectivas coordenações dos cursos, até o dia 31.

Alunos e professores interessados deverão procurar as coordenações de um dos 11 cursos contemplados pelo programa: Administração, Economia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Geografia, Pedagogia, História, Música, Turismo e Teatro e entregar os seguintes documentos:

Estudantes: Documentação de comprovação de fluência na língua inglesa; Histórico Analítico Escolar de Graduação, assinado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA); Comprovante de Matrícula; Curriculum Lattes; Cópias do RG, CPF e Passaporte (com data válida em 2015) e o Formulário preenchido on-line, encontrado neste link.

Professores: Documentação de comprovação de fluência na língua inglesa; Curriculum Lattes; Cópias do RG, CPF e Passaporte (com data válida em 2015); e proposta de minicurso sobre uma temática a ser ministrada em língua inglesa nas universidades chinesas, acerca dos temas Economia, Política e Cultura.

Com o objetivo de potencializar a realização de projetos acadêmicos e culturais entre Brasil e China, aprimorando a formação de professores e alunos das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, o programa terá duração de três semanas – entre os dias 3 e 27 de julho – e os selecionados terão suas despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte via trem-bala entre Xangai e Pequim custeados pelo Top China Santander.

Processo de seleção

O processo seletivo dos discentes e docentes acontecerá em duas etapas, de forma muito semelhante:

1. Avaliação de documentação e mérito acadêmico (e avaliação qualitativa das propostas de minicursos, para docentes) pelos colegiados dos cursos, que deverão ao final indicar o nome de um único aluno/professor e entregar um dossiê com todas suas informações à Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), até o dia 9 de abril.

2. Avaliação do dossiê do aluno/professor pela ASI e submissão dos candidatos à avaliação oral e bidirecional da língua inglesa, nos dias 13 e 14 de abril, onde serão avaliadas além da fluência da língua e o desempenho acadêmico (produção acadêmica, nos casos dos docentes), a habilidade de comunicação e convivialidade social.

O resultado final será divulgado no dia 14 de abril, na página da ASI, no portal do Estudante, com responsabilidade da informação de aprovação aos candidatos exclusiva de cada Unidade Acadêmica.

Mais informações entre em contato com a Assessoria de Intercâmbio Internacional por meio do telefone: (82) 3214-1851, visite a fanpage do programa ou confira o edital em anexo.