Desafio Sebrae convida estudantes a participar da maior competição empreendedora do país

Inscrição é gratuita e, para participar, o jovem tem de estar matriculado em qualquer curso de graduação de instituição credenciada pelo MEC

20/01/2015 15h43

Ascom Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já lançou o Desafio Sebrae 2015. Para participar, estudantes e professores universitários devem acessar o site (www.desafio.sebrae.com.br) e inscrever suas propostas. A competição é nacional e, ao participar, o aluno é estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficará mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas. Será avaliada a habilidade do estudante em gerir negócios participando das atividades virtuais e presenciais que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

O Desafio integra as diferentes soluções da instituição para desenvolver as capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. Ao unir em uma ferramenta conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo, o Sebrae deve promover uma evolução do ensino do empreendedorismo a jovens estudantes.

A ferramenta consiste em jogos gratuitos na internet, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança.

Estruturada em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades que realizaram ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

Com os jogos, é possível acumular até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida via internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

Os jovens também podem fazer os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae, em um limite de 10 por ano, o que soma até 100 mil pontos. As participação em atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

Premiação

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado. Serão 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. Na nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem online dos alunos.

Como participar

Os jovens interessados em participar do Desafio Universitário Empreendedor podem se inscrever em qualquer período do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br

Vale lembrar que se você não tem internet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando se conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e interagir na plataforma.